Topo

Figurante passa mal e morre nas gravações de "O Sétimo Guardião"

Joseph Lima, figurante em "O Sétimo Guardião", morreu no set de gravação da trama - Reprodução/Instagram
Joseph Lima, figurante em "O Sétimo Guardião", morreu no set de gravação da trama Imagem: Reprodução/Instagram

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

27/02/2019 19h39

O figurante Joseph Lima dos Santos morreu na tarde de hoje depois de passar mal durante uma gravação da novela "O Sétimo Guardião". A causa da morte ainda não foi divulgada. 

Conhecido entre os colegas atores que fazem figuração na emissora como Zimmermann, o rapaz de 23 anos começou a reclamar de falta de ar antes de entrar em cena. Após receber os primeiros atendimentos, Joseph foi levado para o hospital, onde morreu, de acordo com o comunicado da emissora.

"O figurante da agência Luz e Cor, Joseph Lima dos Santos, de 23 anos, estava gravando nos Estúdios da Globo, hoje, no Rio de Janeiro, quando se sentiu mal. A Globo lamenta profundamente, presta solidariedade e acompanha toda a assistência dada à família de Joseph pela empresa da qual era funcionário", disse ainda em nota a comunicação da empresa.

Zimmermann trabalhou em várias produções da Globo como "Malhação", onde chegou a tirar fotos com Jackson Bezerra - Reprodução/Facebook/josephlima - Reprodução/Facebook/josephlima
Zimmermann trabalhou em várias produções da Globo como "Malhação", onde chegou a tirar fotos com Jackson Bezerra
Imagem: Reprodução/Facebook/josephlima
O UOL apurou que Joseph chegou a gravar algumas cenas previstas no roteiro dos figurantes.

"Ele começou a trabalhar reclamando de dores nas costas, mas ninguém imaginava que era algo tão grave. Com o tempo, as dores foram aumentando e logo depois de uma cena ele disse que estava com muita falta de ar e pediu para deitar. Foi aí que a equipe de produção percebeu que a situação era grave, era um infarto e começou uma correria para socorrê-lo, mas os enfermeiros disseram que ele já estava morto.", contou um produtor. 

Zimmermann era paranaense e vivia no Rio há três anos. Um colega de trabalho do figurante, chamado Nani Cardoso, que também estava nas gravações da novela de Aguinaldo Silva, fez um desabafo nas redes sociais reclamando da falta de atendimento médico no local e contou que a morte do colega aconteceu no set.

"Venho aqui fazer um desabafo: esse colega de trabalho com um futuro promissor acabou de falecer em um set de gravação dentro dos Estúdios Globo e fica aqui minha indignação de não ter [sido] dado os atendimentos necessários a ele. Antes do almoço, Joseph foi atendido pelos enfermeiros do Projac e deram uma injeção para dores musculares porque ele estava reclamando de dores no peito, e voltaram com ele pro set de gravação", escreveu Nani. 

E prossegue: "Logo após o almoço, retornaram a gravação e o mesmo foi usado numa cena no ônibus cheio de figurantes, e então o colega morreu de infarto no local. Fizeram o atendimento e foi constatado o falecimento. A minha maior indignação é que toda equipe fez como se nada estivesse acontecido, e as gravações no set de O Sétimo Guardião continuaram. Vejo realmente que não tratam a figuração como um ser humano e sim como um objeto de cena. Fica meus pêsames a toda a família e que esse anjo brilhe por nós no céu."

Zimmermann trabalhou em outras produções da Globo como "O Tempo não Para", "Malhação" e "Tempo de Amar".