Topo

"É bom estar vivo", diz Dan Ferreira pela 1ª vez após diagnóstico de doença

Danilo Ferreira durante o lançamento de "Segundo Sol" - Paulo Belotte/Globo
Danilo Ferreira durante o lançamento de "Segundo Sol" Imagem: Paulo Belotte/Globo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

09/03/2019 19h45

Diagnosticado com a Síndrome de Guillain-Barré, o ator Dan Ferreira fez uma postagem hoje em seu Instagram de agradecimento ao apoio que vem recebendo desde a descoberta da doença. É a primeira vez que ele usou a rede social desde quando recebeu o diagnóstico.

"A vida é muito grande. E como é bom estar vivo. Obrigado, obrigado, muito obrigado", escreveu na postagem da imagem de um pôr do sol.

Os seguidores do ator lhe desejaram melhoras. "Muita energia boa para você", disse uma seguidora. "Tudo vai ficar bem, Deus é poderoso", declarou outra.

Dan foi para Salvador, sua terra natal, para passar o Carnaval e sentiu uma fraqueza nas pernas logo depois de desembarcar no aeroporto. Levado ao hospital, o ator foi submetido a exames que detectaram a doença  autoimune grave que afeta o sistema nervoso. 

Coincidentemente, Guillain-Barré é a mesma doença de Rochelle, personagem de Giovanna Lancellotti, que se relacionava com Acácio, vivido por Dan Ferreira em "Segundo Sol". À época de "Segundo Sol", muito se falou da doença que atacou a personagem de Lancellotti. A síndrome se manifesta após uma infecção, como a gripe. O corpo produz anticorpos para matar o invasor, mas tem uma resposta exagerada e desmedida. Então, acaba atacando também células dos nervos periféricos, responsáveis pelo movimento dos músculos e sensibilidade dos membros superiores e inferiores. 

Em casos brandos, a doença agride só o "revestimento" do nervo, mas em casos mais agressivos os anticorpos danificam o nervo e trazem consequências mais graves.