Topo

O dia em que Eurico Miranda peitou a Globo e colocou SBT na camisa do Vasco

Eurico Miranda (ao fundo), Romário e Viola erguem o troféu da Copa João Havelange 2000, vencida pelo Vasco, que jogou com o logotipo do SBT na camisa - Ormuzd Alves/Folhapress
Eurico Miranda (ao fundo), Romário e Viola erguem o troféu da Copa João Havelange 2000, vencida pelo Vasco, que jogou com o logotipo do SBT na camisa Imagem: Ormuzd Alves/Folhapress

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

12/03/2019 14h42

Eurico Miranda, que morreu nesta terça-feira (12), aos 74 anos, foi um dos mais polêmicos e controversos dirigentes do futebol brasileiro, e acumulou brigas até com a TV. Em um dos casos mais emblemáticos, o cartola peitou a Globo e estampou na camisa do Vasco a marca da emissora concorrente, o SBT, em plena final de campeonato.

O ano era 2001. O Campeonato Brasileiro havia sido modificado para Copa João Havelange, e a final da edição de 2000, entre Vasco e São Caetano, só foi disputada em janeiro do ano seguinte por ter sido adiada. O alambrado do estádio São Januário desabou durante a partida.

Insatisfeito com a cobertura da Globo na tragédia, que deixou 168 feridos, Eurico Miranda contra-atacou com uma surpresa nada agradável para a emissora detentora dos direitos de transmissão do futebol na TV aberta. Na decisão, realizada no Maracanã, o Vasco entrou em campo com o símbolo do SBT no uniforme.

A camisa tinha a marca da rede de Silvio Santos na parte da frente e nas costas. Seria impossível a Globo esconder o símbolo da concorrente durante a transmissão, embora tanto no jogo quanto nas reportagens sobre a partida a emissora tenha se esforçado para não mostrar o símbolo. O SBT, sem saber que ganharia publicidade grátis na final da Copa João Havelange, encarou o afronte do Vasco como uma "homenagem".

O time carioca sagrou-se campeão, mas a Globo se vingou rapidamente, e no bolso: suspendeu o pagamento antecipado das cotas de televisão, que salvam os clubes do prejuízo. Além disso, produziu reportagens investigativas sobre o patrimônio milionário de Eurico Miranda, incompatível com sua renda de deputado federal.

Camisa do Vasco com o símbolo do SBT - Antônio Gaudério/Folhapress - Antônio Gaudério/Folhapress
Camisa do Vasco com o símbolo do SBT
Imagem: Antônio Gaudério/Folhapress
Eurico Miranda, que quase teve seu mandato cassado no Congresso, reagiu proibindo as transmissões de jogos do Vasco na TV até que o "pagamento de despesas do clube" fosse efetuado, em uma clara referência ao bloqueio financeiro da Globo.

No mesmo ano, o então presidente do Vasco também foi ao "Programa do Ratinho" e participou de um quadro semelhante ao "Pra Quem Você Tira o Chapéu", de Raul Gil, mas com notas no lugar de chapéus. Ele deu zero para Galvão Bueno e acusou a Globo de manipular as imagens do desabamento do alambrado em São Januário.

"Quando a Globo manipulou aquelas imagens do acidente de São Januário, porque a fita que eu tenho gravada do seu Galvão Bueno dizia que a posição que todos tinham que assumir era a do Eurico Miranda, que só se interessava em cuidar dos feridos. Depois, eles fizeram uma montagem. Quando receberam uma ordem, porque a novela se aproximava e não podia mais ter jogo de futebol, eles mudaram o discurso. Mas ele não podia concordar com a manipulação de imagens", acusou Eurico no SBT.

Eurico Miranda - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Eurico Miranda acusou a Globo de manipular imagens da tragédia em São Januário
Imagem: Reprodução/SBT
Dezesseis anos depois, no programa "Bola da Vez", da ESPN, Eurico Miranda afirmou que não repetiria o que fez contra a Globo, mas não se arrepende de ter colocado o símbolo do SBT na final do campeonato: "Eu estava magoado com uma série de situações, de não ter recebido, de ter disputado dois campeonatos --e acabei ganhando os dois, a Mercosul e o Campeonato Brasileiro. Não posso dizer que me arrependo das coisas, porque não seria justo. O que posso dizer é que, se fosse hoje, eu não faria. Mas não me arrependo".