Topo

"Sobrevivo ou morro", diz menina que escapou de massacre no "Encontro"

Estudante Rhyllary Barbosa que escapou do massacre de Suzano usando jiu-jitsu - Reprodução/Globo
Estudante Rhyllary Barbosa que escapou do massacre de Suzano usando jiu-jitsu Imagem: Reprodução/Globo

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

21/03/2019 11h51

Parte do "Encontro com Fátima Bernardes" de hoje foi dedicado à Rhyllary Barbosa dos Santos, 15, estudante da escola Raul Brasil, de Suzano, na Grande São Paulo, que conseguiu escapar de ser morta por Guilherme Taucci, de 17 anos, um dos autores do massacre no colégio.

A menina usou técnicas de jiu-jitsu para se desvencilhar do rapaz, que tentou imobilizá-la. "Vi o Guilherme primeiro, quando percebi que tinha um segundo. Tentei pensar rápido. Passou pela minha cabeça: 'Ou sobrevivo ou morro, tenho que fazer alguma coisa'", contou a adolescente.

A ex-atleta e comentarista Kyra Gracie era uma das convidadas do programa e comentou a atitude de Rhyllary diante do agressor. "Essa técnica que ela fez você aprende na primeira aula. É automático [a lembrança], como andar de bicicleta, as técnicas vão entrando", explicou.

O ator Romulo Estrela, que também estava no sofá de Fátima Bernardes, é praticante de jiu-jitsu e afirmou que a arte marcial lhe deu alguns ensinamentos.

"O jiu-jitsu me ensinou a me comportar em certas situações com consciência", disse.

Estudante de escola de massacre de Suzano recebe abraço coletivo no "Encontro com Fátima Bernardes" - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Imagem: Reprodução/Globo
Tainá Müller elogiou a postura da estudante e disse que sua "técnica" para se livrar dessas situações é a falar com o criminoso.

"Já fui assaltada, você não sabe como vai reagir. A gente trava, mas eu também reajo de outra forma. Sofri um sequestro relâmpago em São Paulo eu comecei a falar com o cara, minha amiga congelou. Cada um reage de um jeito, não se se faria defesa pessoal, acho que ficaria com medo", contou a atriz.

Ao final do bloco, Fátima chamou todos os convidados a darem um abraço coletivo em Rhyllary, em um momento fofo do programa.