Topo

Morre o ator e diretor Domingos de Oliveira

Domingos de Oliveira morre aos 82 anos. Ele é pai da atriz Maria Mariana - Edison Vara/Pressphoto
Domingos de Oliveira morre aos 82 anos. Ele é pai da atriz Maria Mariana Imagem: Edison Vara/Pressphoto

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

23/03/2019 17h08

O ator e diretor Domingos de Oliveira morreu hoje, no Rio, aos 82 anos. Ele estava em casa, no Leblon, quando se sentiu mal e não resistiu. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O UOL confirmou que velório está marcado para as 20h no Teatro do Planetário, na Gávea, e o enterro está marcado para amanhã à tarde no cemitério São João Batista, em Botafogo.

Ator e diretor, ele foi contratado pela TV Globo em 1963, para fazer a programação da emissora que estrearia dois anos depois. Integrou a equipe de autores de séries de sucesso nos anos 1970, mas seu nome ficou bastante conhecido no teatro. Domingos foi autor de "Somos todos Jardim de Infância", de 1963. A peça foi um sucesso de crítica e lançou a atriz Leila Diniz, com quem era casado na época. "Dinheiro Prá que Dinheiro" (1976),uma adaptação de "Ensina-me a Viver" (1981), "Escola de Mulheres"(1984), "Confissões de Adolescente"(1992) e "Separações"(2000) são algumas das peças escritas pelo diretor.

Na televisão, Domingos é roteirista de sucessos como "Ciranda, Cirandinha" (1978), "Contos de Verão"(1993) e "Confissões de Mulheres 30"(2007).

Apesar de doente na última década - sofria de Mal de Parkinson -, pai da atriz e autora, Maria Mariana, Domingos continuava trabalhando nos espetáculos "Confissões das Mulheres de 50" e "Todo Mundo tem Problemas Sexuais". Atualmente, ele era casado com a atriz Priscilla Rozenbaum

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferente do que foi publicado inicialmente, Domingos de Oliveira tinha 82 anos de idade. A informação foi corrigida.