Topo

Juliana Paes explica como vai envelhecer para virar tia de Paolla em novela

As atrizes Juliana Paes, 40, e Paolla Oliveira, 36, caracterizadas como Maria da Paz e Virgínia, personagens da nova trama das 21h - Globo/ João Miguel Junior e Instagram
As atrizes Juliana Paes, 40, e Paolla Oliveira, 36, caracterizadas como Maria da Paz e Virgínia, personagens da nova trama das 21h Imagem: Globo/ João Miguel Junior e Instagram

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

03/04/2019 16h04

Depois do sucesso de sua Bibi Perigosa em "A Força do Querer", Juliana Paes volta com uma nova protagonista: a batalhadora Maria da Paz, de "A Dona do Pedaço", próxima novela das 21h. Mesmo após ter ficado um ano fora da TV, a atriz acredita que sua última personagem ainda está muito viva no imaginário do público e admite que sente uma certa insegurança em assumir outro papel central.

"Ainda me chamam muito de Bibi. Claro que existe uma insegurança, uma expectativa de querer que o personagem também caia no gosto das pessoas. Esse frio na barriga faz parte do processo criativo. Acho que quando perder esse frisson, talvez perca um pouco a graça de se fazer. Não me sinto pressionada, mas impulsionada", disse ela ao UOL pouco antes de gravar, em São Paulo, uma cena da nova trama de Walcyr Carrasco.

Juliana tem 40 anos, mas na novela ela será um pouco mais mais velha. A protagonista será mãe de Agatha Moreira, 27, e tia de Paolla Oliveira, 36. Ao mesmo tempo, viverá a mesma personagem mais nova na primeira fase da história. Para viver as diferentes fases da vida de Maria da Paz, a atriz tem sido ajudada pela equipe de caraterização da trama, responsável por rejuvenescer e envelhecer a personagem.

"Pela primeira vez estou com esticadores [faciais]. Eu ficava me perguntando como as atrizes de Hollywood [atuam] algumas às vezes com aqueles negócios colados. Não sabia como funcionava, agora sei. Vou viver uma personagem mais jovem e depois mais velha do que eu. Esse é um desafio", conta a atriz.

"Me motiva muito saber que me foi concedida a responsabilidade de viver uma personagem mais velha. Isso significa que a casa vê em mim uma atriz com respaldo pra fazer".

Versão moderna do clássico shakeaspeariano "Romeu e Julieta", "A Dona do Pedaço" conta a história do amor impossível de Maria da Paz e Amadeu (Marcos Palmeira), filhos de famílias rivais de justiceiros.

Depois de levar um tiro no dia do casamento dos dois, ele é dado como morto e a jovem é obrigada a fugir. Nesse meio tempo, mais uma tragédia acontece: para se vingar, a família de Amadeu sequestra a sobrinha de Maria, Fabiana, e mais tarde, durante a fuga da família, a irmã dela, Virgínia, se perde.

As personagens, vividas por Nathalia Dill e Paolla Oliveira, seguem rumos diferentes, com a primeira se tornando uma pessoa ambiciosa e a segunda uma blogueira de sucesso.

Maria da Paz se tornará dona de uma rede de lojas de bolo de sucesso. Entretanto, ela terá uma relação difícil com a filha, Josiane, que a rejeitará.

"Acho que todas as relações conflituosas são sempre bem vindas. Talvez o público sofra um pouco com isso. Mas a gente sabe que existe. Eu quando leio as coisas que a personagem da Agatha vai fazer fico chocada. Chego a achar que tem um desvio de personalidade, algo quase patológico. Sou tão grata pela minha mãe. Mas existem casos assim", relata Juliana.

Jeiza (Paolla Oliveira) e Bibi (Juliana Paes) se estranham em "A Força do Querer" (2017) - Estevam Avellar/TV Globo - Estevam Avellar/TV Globo
Jeiza (Paolla Oliveira) e Bibi (Juliana Paes) se estranham em "A Força do Querer" (2017)
Imagem: Estevam Avellar/TV Globo