Topo

"Parecia a Chiquinha defendendo o Nhonho", diz Gentili sobre Porchat

Danilo Gentili participa do "Pânico" na rádio Joven Pan - Reprodução/Youtube
Danilo Gentili participa do "Pânico" na rádio Joven Pan Imagem: Reprodução/Youtube

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

12/04/2019 13h11

Danilo Gentili não gostou das críticas de Porchat ao vídeo publicado pelo apresentador do SBT no qual rasga e esfrega nas partes íntimas a notificação extrajudicial de processo movido pela deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), em 2017.

"O Porchat apareceu pra me defender, parecia a Chiquinha defendendo o Nhonho. 'Se ele racista? Sim e daí? Que ele é nazista? Sim, e daí, mas se fosse outra punição, aí tudo bem'. O Porchat é meu amigo. Ele não é obrigado a concordar com nada que faço e muito menos me defender. Mas já que você quer falar do assunto, porque fala como se fosse assim: 'O Danilo teve atitude horrível e a penalidade também é horrível'. Peraí, fala direto. É bonito o que estava no envelope ou só é feio rasgar o que estava no envelope? É bonito o que a Maria do Rosário fez? Isso o colega nunca se manifestou", disse Gentili no "Pânico" da rádio Joven Pan de hoje.

"Ele comentou que a atitude é infantil, que a atitude de rasgar foi horrível, agora o que me levou aquela atitude, ele nunca fez um comentário. Ou defende ou não defende".

"Tem uma covardia acontecendo"

Danilo Gentili comentou sobre sua condenação a prisão em regime semiaberto por conta de processo movido pela deputada federal Maria do Rosário. O apresentador falou como foi a reação dele ao saber da condenação.

"Dei risada, falei, 'dá hora'. Achei divertido porque é bem absurdo. Porque só começa a melhorar depois quando começa a abrir discussão", disse.

"Se você me perguntar você vai ser preso mesmo? É praticamente impossível que eu seja porque cabe recurso. Mas se você me perguntasse um tempo atrás se eu seria condenado a prisão, eu diria que era impossível também", completou.

Gentili lembrou que o retrospecto que levou a condenação a prisão. "Começa quando estou no Twitter e aparece patrulheiro dizendo 'você é machista, racista, homofóbico' e a Maria do Rosário sempre fez parte desse coro e dessa patrulha. Diversas vezes ela aparece e outros políticos fazem isso. Até o dia que o Zé de Abreu cospe na cara de uma mulher que não fez nada pra ele e a Maria do Rosário aparece defendendo. Aí vou no Twitter e pergunto: 'Você é louca?'", disse.

"Não usei meus seguidores pra coagir ela, fiz uma confrontação direta. Falei: 'quando alguém conta uma piada, está agredindo uma mulher, quando um cara do seu partido cospe na cara dela, você defende o cara e dane-se a mulher?... Tem uma covardia acontecendo, que é da Maria do Rosário que acionou o Estado pra esmagar um indivíduo, que foi lá discordar dela publicamente", completou.

Entenda o caso

Condenado a uma pena de 6 meses e 28 dias de detenção, em regime inicial semiaberto, pelo crime de injúria praticado contra a deputada federal Maria do Rosário Nunes (T-RS), o apresentador Danilo Gentili recebeu e apoio de vários colegas de profissão contrário a decisão da 5ª Vara Federal Criminal de São Paulo divulgada ontem.

Fábio Porchat foi um dos primeiros a se posicionar sobre a condenação de Danilo. "Muito perigoso um político que exige que você apague seus comentários. A não ser que eles sejam criminosos, eles podem ter o teor que for. Goste ou não do conteúdo que o @DaniloGentili falou ou fez, ele tem o direito de fazer. Vivemos tempos sombrios".

Gentili respondeu o comentário do ex-apresentador da Record. "A censura que estava no envelope, achou o que dela? Ignorarem o autoritarismo do envelope e pesar apenas na minha "atitude infantil, sem graça, equivocada" achou o que disso? Eu deveria ter demonstrado respeito com o envelope? O exagero todo foi apenas minha atitude e a sentença? Porchat respondeu: "Acho que quando se parte pra ignorância corre-se o risco de perder a razão. Ou no mínimo, aliados. Ela está no direito dela, se sentiu ofendida. E foi. Apesar de achar as suas palavras à ela péssimas, acho que você tem o direito de dizê-las e ser condenado à prisão um exagero".

Dani Calabresa também defendeu o colega de profissão: "Puta merda viu, sou asmática gente! Não tenho condições de levá cigarro pro @DaniloGentili na cadeia. Nem celular na petchequers #GentiliLivre". Outros artistas também se manifestaram a favor do apresentador como Oscar Filho, Marcelo Madureira, Duda Nagle, Maurício Meirelles.