Topo

Famosas investem em fotos profissionais em viagens para bombar nas redes

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

25/04/2019 04h00

As fotos da viagem ficaram ótimas? A explicação pode não estar só nas lindas paisagens e modelos. Atrizes, apresentadoras, blogueiras, ex-BBBs, entre outras celebridades estão recorrendo aos cliques de fotógrafos profissionais para fazer bonito e impulsionar suas redes sociais.

No último fim de semana, fotos de Bruna Marquezine no festival Coachella, na Califórnia, e da ex-BBB Ana Clara Lima, em Paris, bombaram em seus perfis no Instagram. As imagens foram feitas por profissionais das câmeras brasileiros.

Na França, Leandro Dias, da dupla Fotógrafos em Paris, já registrou, além de Ana Clara, as ex-sisters Munik Nunes e Emilly Araújo, jogadores de futebol e a atriz Larissa Manoela.

"Normalmente nos procuram mais para fotos para postar nas redes sociais. Querem mostrar looks, lugares que conheceram em Paris e precisam de um fotógrafo que conheça os pontos ideias para fazer fotos bonitas, que para elas dá mais 'Ibope'", conta Dias ao UOL.

Belle âme

Uma publicação compartilhada por Larissa Manoela (@larissamanoela) em

Segundo o fotógrafo, além de alimentar as redes, muitas fotos também ficam para o arquivo pessoal da celebridades.

"Com a Ana Clara fizemos as fotos para redes sociais mesmo, ela queria postar. Mas fizemos muitas fotos, mais de 600, e acabou que ela postou duas ou três. Normalmente com celebridade é assim, saímos fotografando por todo lado".

Parceria a 0 reais

Em Paris desde 2012, Dias, que tem 41 anos, começou a fotografar entre 2013 e 2014 casamentos, grávidas, brasileiras que se casavam com franceses e, quando começou a clicar celebridades, a demanda cresceu. Além de fazer as imagens, ele também faz produção e transporte para as sessões de fotos. Se o cliente é muito famoso, o custo do trabalho pode ser apenas a famosa "parceria".

"Depois que chegaram algumas celebridades foi dando certo porque fizemos parcerias. A que mais repercutiu foi Larissa Manoela. Foi fantástica! Nenhuma engajou tanto na propaganda quanto ela", afirmou Dias a estrela teen com 21 milhões de seguidores.

Quem também curte os cliques com cara bem profissional é Bruna Marquezine. Em seu Instagram, quando as imagens são de suas viagens, são raras as fotos feitas pelo celular ou por mãos amadoras, como a maioria dos mortais. Em Fernando de Noronha, Portugal e até em Angola, onde esteve recentemente em uma missão humanitária, Bruna opta por fotos feitas por quem entende do assunto.

Monica Palomares foi a responsável por levar a atriz ao Coachella e também a acompanhar durante o evento. No entanto, a guia, que também é fotógrafa profissional, se ofereceu para fotografar a atriz.

"Falei para ela que estava fotografando e se podia fazer fotos dela. Ela amou as imagens e postou", contou Monica.

Só a primeira foto postada por Bruna no fim de semana teve até ontem 1,1 milhão de curtidas. As outras sequências de imagens feitas por Monica passaram os 2,6 milhões de curtidas.

Ao lado do marido, David Palomares, Monica, de 51 anos, tem uma empresa que oferece uma espécie de atendimento VIP para brasileiros nos Estados Unidos. Nos EUA há 31 anos, ela está no ramo do turismo desde os anos 1990 - seus primeiros clientes foram da família Medina, criadores do Rock in Rio - e desde o ano passado resolveu acrescentar nos pacotes a fotografia, paixão antiga da brasileira. Entre os famosos para quem trabalhou estão Luan Santana e Ivete Sangalo.

"Estudei cinema na Ucla (Universidade da Califórnia em Los Angeles), trabalhei com edição em cinema por 15 anos. Vi muito sobre fotografia. Como faço tour com famosas e blogueiras, resolvi fotografar porque todo mundo adorava minhas fotos. Resolvi ir para o lado profissional e comecei a oferecer fotos".

?

Uma publicação compartilhada por +A (@maisa) em

Já passaram pelas lentes de Monica, além de Marquezine, Maisa, Larissa Manoela e Claudia Raia. Ela sempre oferece as fotos como um opcional. Somente blogueiras de moda, segundo ela, são diretas e já pedem para incluir no pacote os cliques para serem usados em suas redes sociais.

"Eles vão curtindo as fotos e elas acabam postando nas redes sociais. Sou grata por aceitarem ser fotografados e divulgarem meu trabalho", contou a profissional, que está analisando mudar de área por conta do retorno com a fotografia.

"Percebi que as pessoas pagam mais para ter fotos que por passeios. Isso foi mudando. Estou pensando em fazer mais isso do que os pacotes, que demandam mais tempo".

I?m Miami Bicht... ?? Foto: @crisulla

Uma publicação compartilhada por Thammy Miranda (@thammymiranda) em

Mas nem só de turismo e presenças VIP vivem os fotógrafos de celebridades no exterior. Em Miami, Cristina Ulla, de 48 anos, que afirma ter clicado famosos como Henri Castelli, Nicolas Prates e Vera Viel, vem se especializando num ramo em ascensão entre brasileiros: fotografa para redes sociais casais que procuram o tratamento de fertilização, como Thammy e Andressa Miranda.

"Sou fotógrafa do grupo 'Ser mamãe em Miami' e eles estão no processo de fertilização. Nos conhecemos e logo rolaram as fotos para redes há uns dois meses e agora novamente", contou Cristina sobre o casal, que está em Miami para tentar engravidar do primeiro filho e tem feito uma espécie de diário da maternidade.