Topo

Melhem chama Lúcio Mauro de "genial" e Mazzeo chora morte; veja repercussão

O ator Lúcio Mauro - Reprodução/TV Globo
O ator Lúcio Mauro Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

12/05/2019 09h13

Famosos e colegas de trabalho receberam com tristeza a notícia da morte de Lúcio Mauro, um dos mais importantes comediantes do Brasil. O ator morreu na noite de ontem, aos 92 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado havia quatro meses na clínica São Vicente, com problemas respiratórios.

O humorista Marcius Melhem, que trabalhou com Lúcio Mauro no "Zorra Total" e outros programas da Globo, disse em entrevista à Globo News que o colega foi um "professor" da nova geração de comediantes e lembrou os aprendizados com o ator em cena.

"Lúcio é um gigante, um dos maiores que vi atuar, que tive a alegria de escrever e contracenar. Lúcio era um talento, tinha um domínio das técnicas do humor, uma compreensão total do trabalho e da função do comediante. A gente tinha que se concentrar muito para trabalhar com o Lúcio, porque era muito louco para a gente, que estava começando na profissão, ter a oportunidade de trabalhar com um cara que a gente nasceu vendo. Era impressionante o domínio da técnica dele. Ele já mais velho, ficava sempre na dele, quietinho. Quando entrava em cena, acendia de um jeito... era um aprendizado ver o Lúcio trabalhar", disse Melhem.

"Ele era um professor mesmo. A gente, que estava começando, tentava sugar da geração do Lúcio, e ele sempre foi muito disponível, tudo que a gente pudesse aprender em termos do ofício, de como atuar, como se comportar diante das câmeras. As aulas que ele dava para a gente sobre a diferença muito pequena entre o drama e a comédia, a questão do tempo. Ele fazia comédia com um tom dramático. Os personagens do Lúcio praticamente não riam em cena. Ele fazia muito a sério. Eram personagens sofridos, e ele extraía disso a comédia", prosseguiu o humorista.

Melhem também elogiou a parceria de Lúcio Mauro com Chico Anysio. Ele era "escada", ou seja, dizia a primeira fala para Chico responder com a piada.

"Era um 'escada' genial, o melhor 'escada' do Chico. Se você pensar no Da Júlia, Aldemar Vigário ou Alberto Roberto, eram personagens de drama, de uma tensão, que serviam de pedal para o Chico. Com a gente ali era no dia a dia, contando histórias, sempre muito solícito, disponível para a gente conversar e perguntar. Era uma alegria trabalhar com o Lúcio e vê-lo atuar", concluiu o humorista.

Bruno Mazzeo e Lúcio Mauro na nova "Escolinha do Professor Raimundo" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Bruno Mazzeo e Lúcio Mauro na nova "Escolinha do Professor Raimundo"
Imagem: Reprodução/TV Globo

Bruno Mazzeo chora morte

O filho de Chico Anysio estava com Lúcio Mauro Filho, atuando na peça "5X Comédia", quando soube da morte. O ator e intérprete do Professor Raimundo na nova "Escolinha do Professor Raimundo" chorou ao recordar a generosidade de Lúcio Mauro.

"Por mais que fosse uma coisa que a gente soubesse que fosse acontecer a qualquer momento, é sempre muito doloroso, né? Eu estava junto com o Lucinho quando ele recebeu a notícia, estávamos juntos no camarim, tínhamos acabado de fazer o espetáculo e eu pude abraçar meu irmão. A gente tem que celebrar a vida do Lúcio Mauro, uma vida incrível, uma pessoa que fez o que fez, que criou uma família linda e que deixa esse legado que estamos vendo na TV agora", disse Mazzeo.

"Lúcio sempre foi muito generoso, e não só com a questão das novas gerações, até porque o filho dele é um dos expoentes dessa nova geração, mas generoso como ator. Você vê as parcerias dele com meu pai em Alberto Roberto, por exemplo, Fernandinho e Ofélia, a generosidade dele de ser um "escada", de preparar para que o outro finalize a piada, uma coisa tão difícil, e acho que ninguém na comédia brasileira fez com tanta maestria. Para mim, é uma grande amostra de generosidade em cena e fora dela", continuou o ator, que não conteve as lágrimas.

"Eu... guardo com muito carinho. Acho que [a nova 'Escolinha'] talvez tenha sido o último trabalho dele. Estou muito emocionado, e acho que temos que celebrar e aplaudir a sua vida", finalizou, com a voz embargada.

"Hoje, a palavra gênio já tá desgastada. Qualquer lacrador de Twitter é gênio. Lúcio Mauro não. Lúcio Mauro é gênio de uma época onde gênio era Chico, Golias, Costinha. O verdadeiro mestre é aquele que quando vai embora ainda fica. Todos temos um pouco de Lúcio Mauro correndo nas veias! Assistir Seu Lúcio era uma aula de timming. Genial é aquele que faz sua comédia transpassar os anos. Obrigado por tudo! E obrigado por essa família incrível que você deixou pra gente curtir. Foi uma honra e um privilegio poder crescer junto de quem? Quem? Quem? Quem? Quem? Raimundo Nonato? Lúcio Mauro! " (Fábio Porchat)

No texto de despedida de Lúcio Mauro Filho ao pai, famosos comentaram com mensagens de luto e conforto à família.

"Mais um gênio da nossa dramaturgia se junta ao papai do céu. Sim, ele estará ao lado de Deus, pai, todo-poderoso, pois a sua missão foi cumprida com maestria aqui na terra... para sempre Lúcio Mauro" (Tirullipa)

"Um Mestre na expressão da palavra. Sinceros sentimentos" (Nany People)

"Seu pai não foi, ele é um grande exemplo de inspiração para nós, porque sempre será lembrado com alegria, Deus conforte os corações de vocês! O Mestre Lúcio Pai agora é uma estrela linda que brilha no céu! Deus conforte os corações de vocês!" (Cacau Protásio)

"Meu amigo, quem te conhece o mínimo que seja pode ter uma o pequena ideia da delicadeza e da grandeza de quem foi Lucio Mauro. Quem visitar qualquer recorte de sua vasta obra, terá a certeza da genialidade deste artista do timing perfeito, preciso, cirúrgico... Aquele com quem todo comediante sonha ou sonharia em trabalhar, pois teu pai levantava uma bola tão perfeita, com a mesma habilidade com que cortava se preciso fosse. Sempre me encantei com sua elegância e de como fazia tudo no tamanho certo. Costurava de dentro para fora, sabia tudo esse Lúcio Mauro...Sempre admirei o artista genial, mas depois que te conheci irmão passei a admirar ainda mais, se é que isto o fosse possível, pois depois de dividir um ano de malhação contigo, tive a certeza da máxima de que para ser artista, não basta querer, não basta vontade, não basta nem mesmo talento e dedicação, para se artista mesmo, daqueles que transcendem e se fazem eternos, é preciso antes de tudo ser um grande ser humano! Gostar de gente e ser gente! Esse foi teu pai, assim como é vc meu caro. Muito orgulho da obra e da família que o teu pai nos deixou. Meus sentimentos à todos vocês e como queria estar ao teu lado para de dar um grande abraço e dizer: Obrigado por tudo grande Lúcio Mauro! Salve salve! Evoé! Vai lá brilhar porque o senhor é luz!" (Mouhamed Harfouch)

"Lucinho amado, eu amava muito o seu pai. Estou em um lugar bonito e daqui fecho os olhos e desejo que sua nobre alma voe para um lugar cheio de luz e amor como é do seu merecimento. Amo vocês! Um beijo imenso e meu abraço muito apertado" (Emanuelle Araujo)

"Que ele esteja em paz irmão. Muito amor para vocês neste momento. Meus sentimentos para todos. Beijos no coração" (Marcelo Faria)

"Meus sentimentos a toda essa família guerreira e um exemplo para todos! (Carolina Kasting)

"Você sabe que tenho no coração uma forte lembrança dos nossos pais juntos em um momento muito difícil da minha minha família e foi muito importante para nós. Um abraço apertado e carregado de carinho para sua família. Viva Lúcio Mauro!" (Wilson Simoninha)

"Todo o meu respeito e carinho de fã. Todo o meu carinho a você e a sua família, Lucinho. Ele deixou essa herança, incríveis lembranças e um legado. A estrela chegou no céu. Viva, Lúcio Mauro" (Paula Lima)