Topo

Musical do "Chaves": 800 atores e bailarinos se inscrevem para audição

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

21/05/2019 04h00

A equipe de "Chaves - Um Tributo Musical" encerrou as audições para montar o elenco do espetáculo que levará para os palcos a famosa série mexicana, há três décadas em exibição no Brasil. Aproximadamente 800 atores, bailarinos e até fãs do programa humorístico se inscreveram para a peça.

"Tivemos inscrições de fãs, e alguns que estavam no perfil foram chamados sim", conta Adriana Del Claro, produtora geral do espetáculo. O UOL acompanhou uma tarde de audições no teatro Opus, na zona oeste de São Paulo, onde o musical estreará em 23 de agosto.

A seleção, realizada na última semana, durou três dias. Dos quase 800 inscritos, cerca de 180 foram chamados para a audição, entre eles atores com passagens pela TV, como Márcia de Oliveira (atriz de "Carrossel"), Adriano Tunes (que fará a série "Eu, a Avó e a Boi" na Globo) e Fabiano Augusto (garoto-propaganda do bordão "Quer pagar quanto?").

Zé Henrique de Paula e Fernanda Maia avaliam candidatos na audição de "Chaves - Um Tributo Musical" - Stephan Solon/Divulgação - Stephan Solon/Divulgação
Zé Henrique de Paula e Fernanda Maia avaliam candidatos na audição de "Chaves - Um Tributo Musical"
Imagem: Stephan Solon/Divulgação
O diretor teatral Zé Henrique de Paula e a diretora musical Fernanda Maia, além de Adriana Del Claro, analisaram o desempenho dos bailarinos coordenados pelo coreógrafo Gabriel Malo e testaram o canto e a interpretação dos atores com trechos da série. Alguns, inclusive, chegaram a se fantasiar para "incorporar" os personagens de "Chaves".

"O ator tem que se entregar, estar aberto, e temos que entendê-lo com o personagem que podemos caracterizar", afirma Adriana Del Claro, que lista as quatro características principais para selecionar o elenco do musical: "Atuar, cantar, dançar e estar no perfil. Não pode colocar um Professor Girafales baixo e um Chaves mais alto".

Para ser o mais fiel possível à série, a equipe tem como parceiros o SBT, que cederá as dimensões da vila original para a peça, e o Grupo Chespirito, detentor dos direitos de "Chaves" e administrado por Roberto Gómez Fernández, filho de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador e protagonista de "Chaves". Ele planeja levar o musical para outros países.

"Estamos em terceiro lugar em musicais estilo Broadway, com produções nacionais e gringas. Vamos trazer a essência do 'Chaves'. Queremos que a pessoa, naquele momento, esteja vendo a personagem como se estivesse entrando na TV", prevê a produtora geral do espetáculo. O elenco completo será anunciado nos próximos dias.