Dublador do SBT vence bulimia e vira mordomo de Juliana Paes na Globo
Mordomo de Juliana Paes em "A Dona do Pedaço", Duio Botta também está na TV em outro canal. Além da trama das nove da Globo, ele dubla "dramalhões" mexicanos do SBT e atualmente empresta sua voz ao capataz Elias em "A Que Não Podia Amar". Para o ator de 32 anos, trabalhar para Walcyr Carrasco e Silvio Santos representa mais do que um sonho: uma superação.
Duio Botta ainda lida com as sequelas de duas doenças graves. Ele chegou a pesar 162 quilos no auge da obesidade e 79 na bulimia. "Comia 20 pães com mortadela e vomitava. Comia duas pizzas grandes e vomitava. Às vezes pego uma camiseta GG e esqueço. Emagreci 40 quilos só vomitando. As pessoas diziam que eu estava doente, e era verdade", relembra o ator ao UOL.
Hoje, além de comer frutas para saciar a fome e não descontar a ansiedade na comida, Duio Botta pratica pilates e faz fisioterapia porque operou o joelho antes de entrar em "A Dona do Pedaço", que não foi sua estreia na Globo. Antes, ele fez uma ponta em "Verão 90" e participou de "Herança de Ódio", radionovela de "Êta Mundo Bom".
"Eu ainda vomitava na época de 'Herança de Ódio'. Dos primeiros episódios para os últimos, eu estava mais magro", revela. Atualmente com 82 quilos e mais saudável, planeja alçar voos maiores na carreira de ator e cantor --Duio Botta tentou "Ídolos" e foi calouro do "Programa Raul Gil".
"Nunca espero para dar certo, mas vou atrás, e tudo que desejei aconteceu. Queria cantar no Raul Gil. Queria estar em uma novela da Globo. Queria ser dublador. Queria gravar música. Consegui tudo isso. Queria muito estar no programa da Taís Araújo, 'Popstar', para trabalhar meu lado musical", sonha.
Mordomo é "uma bichona"
Descoberto em uma websérie em que namorava o ex de uma personagem transexual, Duio Botta se transformou para dar vida ao copeiro Jardel (chamado de mordomo por Maria da Paz por ser "mais chique"). O personagem já está sendo comparado a Crô, papel de Marcelo Serrado em "Fina Estampa", mas o ator buscou referências nos bastidores da Globo.
"Jardel é uma bichona. Faz muitas caras e bocas. É muito caricato, mas há pessoas assim. Amora [Mautner, diretora de núcleo da novela] me ajudou. Ela disse que Jardel quer ser a Maria da Paz, está na mesma sintonia dela. Pensei em um cabeleireiro da Globo que tem o apelido de 'Cremosa'. Parado, é muito bofinho, mas quando abre a boca 'entrega'. Falei para ele que o vejo trabalhar para pegar os trejeitos", explica.
Novela do Walcyr é "mexicana"
Duio Botta mudou-se do Paraná para o Rio em 2012 buscando espaço como artista. Formado em marketing, trabalhou dentro de um teatro e manteve contato com atores e dramaturgos. Depois, encontrou vaga em um escritório, sem saber que era de dublagem. Fez aulas, realizou testes e hoje é uma das principais vozes da Rio Sound.
"Quem me acompanha no Instagram é fã de dublagem. Eles falam: 'Vou te ver primeiro no SBT e depois na Globo'. Em Toledo, cidade onde meus pais moram, sou uma celebridade maior do que o Giannechini", brinca.
Com um currículo recheado de "dramalhões", como "Um Caminho Para o Destino", "A Gata" e "Coração Indomável", Duio Botta sentencia: "A Dona do Pedaço" é uma novela mexicana.
"Essa novela do Walcyr é muito mexicana, porque a trama mexicana tem um enredo muito bom. Eles não têm muito investimento para fazer algo grande e incrível e que a Globo já tem. ['A Dona do Pedaço'] é uma grande novela mexicana com qualidade e muita verdade. Por que novelas mexicanas prendem há tantos anos? É a história", compara.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.