Topo

Ronnie Von nega ser racista após dizer que nunca viu "princesa queimada"

Ronnie Von se defende da acusação de racismo - Reprodução/Twitter/TodoSeu
Ronnie Von se defende da acusação de racismo Imagem: Reprodução/Twitter/TodoSeu

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

07/06/2019 15h12

Um trecho do programa "Todo Seu", exibido pela TV Gazeta em 5 de fevereiro de 2014, viralizou na internet nas últimas horas por causa de um comentário interpretado como racista de Ronnie Von. Hoje, o apresentador gravou um vídeo negando ser racista e esclarecendo a fala.

Na atração, Ronnie perguntou a cidade de origem da cantora Karyme Hass. Ela respondeu: "Eu sou do Paraná, sou curitibana. A brancura já entrega, por isso que estão me chamando de Branka". O apresentador, então, falou no ouvido da artista, mas com o microfone ligado: "Você já viu alguma princesa queimada?". Karyme reagiu: "Que horror! Há algumas muito lindas, não queimadas, mas negras, não?". O apresentador corrigiu a convidada: "Aí é outra coisa".

O vídeo viralizou principalmente entre famosos apoiadores da causa racial. O comunicador e palestrante AD Junior publicou em seu Instagram e obteve, até a tarde de hoje, mais de 24 mil visualizações e 1,2 mil comentários, alguns de artistas negros.

"Ronnie Von [Ronaldo Nogueira] e o espetáculo da branquitude em sua mais pura arrogância eugênica na TV. Um homem chamado de cavalheiro e gentil, que só é de fato um belo exemplar do racista cordial brasileiro. Eles são muito admirados aqui no Brasil, os racistas cordiais... aliás ele deve ter até amigos negros", acusou AD Junior.

"Eu fui ao programa dele na semana da consciência negra ano passado! O discurso dele era tão antirracista, a programação toda voltada para a comunidade negra... ahhh senhoras e senhores, por que eu não estou tão assustada com os brancos brasileiros?", criticou a escritora Kenia Maria.

A modelo Lea T e a atriz Eli Ferreira, no ar na novela "Órfãos da Terra", reagiram com emojis de enjoo e vômito. A deputada estadual Mônica Francisco (PSOL-RJ) também chamou Ronnie de racista: "Espetáculo da arrogância da branquitude. Racismo em seu estado puro".

A cantora Karyme Hass e o apresentador Ronnie Von no "Todo Seu" - Montagem/UOL/Reprodução/TV Gazeta - Montagem/UOL/Reprodução/TV Gazeta
A cantora Karyme Hass e o apresentador Ronnie Von no "Todo Seu"
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/TV Gazeta

Após a repercussão negativa do vídeo, Karyme Hass defendeu Ronnie Von e publicou uma foto beijando o companheiro, o violinista Carlinhos Sete Cordas. "O meu amor e eu! Nada diferente! Tudo simplesmente igual e lindo!", escreveu a cantora, marcando AD Junior.

O UOL procurou o "Todo Seu" de 5 de fevereiro de 2014 no canal do programa no YouTube, mas o vídeo encontra-se indisponível (ao contrário de todas as outras edições). No Twitter, o perfil do "Todo Seu" publicou um vídeo de Ronnie Von esclarecendo a fala considerada racista:

Bonitinha e bonitão. Eu fiz questão de gravar um vídeo para me pronunciar a respeito de uma acusação muito injusta. Eu, racista? Antes de qualquer coisa, quando ouvimos uma frase, não devemos aplicá-la isoladamente. Eu vou explicar: em 2014, durante uma entrevista com a cantora Karyme Hass no meu programa, ela mesma tocou no assunto da sua 'brancura' de pele. Karyme se referia à sua cor de pele. Inclusive, seu apelido é 'branca'. É assim que ela é conhecida no samba carioca. Aliás, você conhece algum carioca que não seja queimado de sol? Então. Pela minha imensa admiração por ela, sua voz, seu talento, me referi a ela como princesa. E você já viu alguma princesa queimada de sol? Ardida de sol? Eu nunca vi. Agora, princesas negras ou de pele escura eu vi várias na história, apesar de isso ser pouco retratado, inclusive concordei com Karyme no vídeo compartilhado. Desde o Egito Antigo, com a Cleópatra, até Moana, que é princesa da Disney, são várias mulheres negras que se destacaram na história do Brasil e do mundo. Quem me acompanha tanto na minha história pessoal e profissional sabe do meu respeito por todos sem distinção. Me desculpem se eu fui mal interpretado. Reafirmo a minha posição de respeito a todos. Racismo é crime!