Topo

Daniela Mercury e mulher comemoram criminalização da homofobia: "Vencemos!"

Daniela Mercury festeja o Dia dos Namorados com declaração apaixonada para a mulher, Malu Verçosa - Reprodução/Instagram
Daniela Mercury festeja o Dia dos Namorados com declaração apaixonada para a mulher, Malu Verçosa Imagem: Reprodução/Instagram

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

13/06/2019 20h01

Daniela Mercury e mulher, Malu Verçosa, comemoraram a votação no STF (Supremo Tribunal Federal), que permite a criminalização da homofobia e transfobia no Brasil.

"Conseguimos! Vencemos!", escreveu a cantora no Twitter. "Estou muito feliz. A homofobia e a transfobia são crime no Brasil! Ganhamos uma poderosa proteção contra a violência e a discriminação. Essa sensação de que a justiça foi feita é libertadora e me enche de esperança no Brasil. Parabéns para todos que lutaram! Obrigada, STF !", completou.

Por 8 votos a 3, o STF aprovou nesta noite utilizar a Lei do Racismo para punir homotransfobia -- discriminação contra homossexuais e transexuais.

Mas se trata de uma medida provisória: o texto aprovado diz que a decisão de hoje vale enquanto o Congresso cria leis específicas para o tema.

A ação que terminou de ser julgada hoje pelo STF foi provocada pela ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros) e pelo PPS (Partido Popular Socialista).