Topo

"E o PT, hein? E o Lula?": Meme político saiu de série japonesa

Gif do meme "E o PT, hein? E o Lula?" foi extraído da série japonesa Kamen Rider Den-O - Reprodução/Twitter
Gif do meme "E o PT, hein? E o Lula?" foi extraído da série japonesa Kamen Rider Den-O Imagem: Reprodução/Twitter

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

25/06/2019 04h00

Toda vez que alguma notícia negativa do governo de Jair Bolsonaro é publicada, apoiadores do presidente questionam nas redes sociais: "E o PT?", "E o Lula?". Críticos do mandatário passaram a responder de forma irônica, com um gif de um monstrengo repetindo as tais perguntas. Mas de onde veio essa criatura antipetista?

No gif, um personagem surge do nada (com direito a efeito especial) e faz um movimento acrobático ao perguntar "E o PT, hein? E o Lula?". Eleitores contrários ao governo comparam a aparição magistral às dos apoiadores de Bolsonaro que comentam notícias do governo nas redes sociais.

O UOL descobriu a origem do meme que faz sucesso no Twitter, nos comentários de notícias como a do vazamento de mensagens atribuídas ao ministro Sergio Moro. Nesta semana, surgiu a versão em alta definição do gif, para a alegria de quem adora rebater, com zoeira, defensores do governo.

A imagem em questão é da série japonesa Kamen Rider Den-O, produzida e exibida no país asiático entre janeiro de 2007 e janeiro de 2008. A temporada da qual foi criado o meme é a 17ª (qualquer semelhança com a legenda do partido do presidente é mera coincidência).

Enquanto a série era lançada no Japão, Lula tinha acabado de ser reeleito presidente do Brasil e Bolsonaro iniciava seu quinto mandato como deputado federal.

Kamen Rider Black, o mais famoso da franquia japonesa no Brasil - Reprodução - Reprodução
Kamen Rider Black, o protagonista mais famoso da franquia japonesa no Brasil
Imagem: Reprodução
Kamen Rider é um nome familiar para você? Duas fases do tokusatsu (como são chamadas as séries de heróis no Japão) já foram ao ar na extinta Manchete (as temporadas Black e RX) e a Globo exibiu uma versão norte-americana, mas a do monstrengo antipetista é inédita na nossa TV.

Mas, afinal, quem é a tal criatura antipetista e o que ele realmente falou para o outro monstrengo? Quem pergunta "E o PT, hein? E o Lula?" se chama Momotaros e é um Imagin, ser que veio do futuro para evitar a extinção de sua espécie.

Apesar da aparência diabólica (eleitor de Bolsonaro vermelho? Só em meme), Momotaros é uma boa pessoa (ou criatura) e ajuda o protagonista, Ryotaro, a assumir a forma do herói Kamen Rider Den-O. O "petista" do meme é azul e se chama Urataros, com a mesma história e função de Momotaros.

Momotaros e Urataros brigam em Kamen Rider Den-O - Reprodução - Reprodução
Momotaros e Urataros brigam em Kamen Rider Den-O
Imagem: Reprodução
Na cena original, a criatura vermelha não pergunta "E o PT?" para o colega (para tristeza de alguns). A aparição magistral acontece porque Momotaros tinha interrompido um diálogo com Urataros para fazer o protagonista virar Kamen Rider. De volta, ele diz: "Desculpe o atraso, agora vamos continuar".

Em seguida, os dois personagens acertam as contas na porrada! A briga tem tapas e socos que botariam medo nos "valentões" da internet, que xingam a cada notícia contrária ao seu político de estimação.

Infelizmente, a reportagem não encontrou episódios para o português, apenas com legendas em indonésio. Caso não saiba os dois idiomas, invente qualquer diálogo político e divirta-se!

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, o episódio de Kamen Rider Den-O encontrado pela reportagem está com legendas em indonésio, não em tailandês.