Topo

Cleo Pires rebate críticas sobre corpo e rosto: "Usam minha fraqueza"

Cleo Pires com os dois looks que usou no Prêmio MTV Miaw  - Agência Brazil News// Reprodução/Instagram
Cleo Pires com os dois looks que usou no Prêmio MTV Miaw Imagem: Agência Brazil News// Reprodução/Instagram

Thaís Sant'Anna

Colaboração para o UOL

05/07/2019 14h43

Cleo Pires decidiu se pronunciar no Instagram sobre as críticas que recebeu em relação ao seu corpo, depois de se apresentar na festa após o Prêmio MTV Miaw na última quarta-feira. Suspeitou-se até que a cantora estaria grávida, o que foi negado por ela em entrevista ao colunista do UOL Leo Dias.

Porém, os comentários maldosos sobre o físico de Cleo permaneceram na web e hoje ela falou sobre o assunto, em um longo desabafo.

"Passando aqui pra dizer que nesse tempo de carreira, enquanto você me assistia esperando que eu correspondesse a sua expectativa sobre a minha magreza, eu estive pressionada a me manter no padrão estético sufocante que esperam de mim. São muitas marcas e muitos abismos. Sempre fui transparente sobre os procedimentos estéticos que fiz, pois nunca foi meu objetivo ser representante de uma 'beleza natural inalcançável', mas isso está longe de significar que vivo minha vida dentro de uma clínica de estética. E parece que usam justamente minha fraqueza contra mim. Quando eu engordo, dizem 'o que ela fez no rosto? Está ficando deformada'. Quando emagreço dizem que eu fiz bichectomia ou que estou ficando irreconhecível", disse ela.

Cleo falou que tenta focar nas coisas positivas, mas que não dá mais para naturalizar esse tipo de comentários.

"Penso no tanto de meninas e mulheres que, assim como eu, sofre com distúrbios alimentares e emocionais por canta desse padrão irresponsável, inalcançável e cruel, que é fortemente alimentado pela cultura, indústria e por um certo tipo de jornalismo que tende a comentar sempre de forma depreciativa quando alguém aparece com quilos a mais. Isso não é vergonha. Eu não vou sentir vergonha do meu corpo, esteja ele do tamanho que estiver, com plástica ou não", declarou.

Ela continuou o texto, dizendo que está tudo bem com a sua saúde.

"Está tudo bem com minhas celulites, estreias e com o que mais possa estar incomodando o mundo. [...]. Está tudo bem. E tudo bem engordar, tudo bem emagrecer, tudo bem. Siga seus sonhos e peça por coragem. Não vamos deixar isso nos abalar por mais inconveniente e patético que isso seja. Agora, da licença que minha pizza chegou", finalizou.

Famosos apoiam

Diversos famosos apoiaram Cleo Pires nos comentários do post.

"Você é deusa, amiga. Sempre foi e sempre será! O mais lindo que você é sua alma e sua forma de ver o mundo. Princesa empática e cheia de compaixão. Estou do seu lado sempre! Chega de aceitar um padrão doente imposto pela mídia e chega de aceitar comentários maldosos protegidos por ma tela com a desculpa que 'é minha opinião'", disse Yasmin Brunet.

"Pressão estética é uma parada muito escrota e tem muitas meninas e mulheres que sofrem distúrbios por conta disso. Parem com essa merda e deixa a gente ser do jeito que quiser!", desabafou Gaby Amarantos.

"Eu te amo! Você é foda, que orgulho poder te chamar de irmã! Minha perfeita. Mulherão da porra", escreveu Ana Morais, irmã de Cleo.

"Tu é [sic] maravilhosa", elogiou Viviane Araújo.

"Você é linda e brilha, muito!", publicou Marília Mendonça.