Topo

Márcio Canuto chora e faz redação da Globo parar em despedida

Thaís Sant'Anna*

Colaboração para o UOL

15/07/2019 11h34

O repórter Márcio Canuto trocou o sorriso contagiante pelo choro durante sua despedida na redação de jornalismo da Globo, em São Paulo. O jornalista alagoano, que deixará a emissora após 21 anos para se aposentar, se emocionou ao receber o último abraço dos colegas de emissora.

Quando Canuto chegou ao trabalho, às 10h, a redação da Globo parou. Todos os profissionais interromperam os trabalhos para cumprimentar o agora ex-funcionário da casa. Ele chorou ao assistir a uma retrospectiva em vídeo de suas duas décadas como repórter da sede paulista da Globo.

O material foi assistido por toda a equipe e exibido em um telão instalado na redação de jornalismo. Canuto também discursou para os colegas (usando um microfone imaginário) e foi ovacionado.

"Queria ficar bem marcado o meu amor, meu reconhecimento e minha gratidão a todos vocês", disse o repórter, com a voz embargada, ao lado da mulher, Libia Mafra.

O repórter Márcio Canuto discursa em despedida dos colegas na Globo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O repórter Márcio Canuto discursa em despedida dos colegas na Globo
Imagem: Reprodução/Instagram
Canuto também ganhou uma carta de Ali Kamel, diretor geral de jornalismo da Globo, agradecendo o repórter pelos serviços prestados durante os 21 anos como repórter da emissora em São Paulo.

Nas redes sociais, jornalistas da Globo homenagearam Canuto. Gloria Vanique e Sabina Simonato, apresentadoras do "Bom Dia SP", publicaram fotos abraçando o repórter.

"Geralmente o abraço dele em mim é mais forte, apertado e me tira do chão. Mas hoje, foi tudo diferente, mais emocionante. Nosso querido Márcio Canuto se despediu de toda uma redação em lágrimas de saudades. Ele decidiu se aposentar e curtir a vida com aquela alegria que todo mundo conhece. A gente sabe que o nosso dia a dia não vai mais ser o mesmo lá dentro. Quem é o gigante que vai chegar agitando, dando abraço de urso, falando com todo mundo, sem fechar o sorriso? Foi privilégio meu poder ter 12 anos da companhia dele! Ver, de perto, como ele cativa, trabalha, agrega e, de repente, entra ao vivo com tudo certo! Quem não ama Márcio Canuto? Admiro, respeito e, acima de tudo, agradeço por esta oportunidade que a vida me deu! Obrigada, meu amigo querido! E vamos continuar juntos!", agradeceu Gloria Vanique.

"Amo você, Canuto! Obrigada por tudo! Meu choro é de agradecimento e emoção por ter um colega tão generoso e tão talentoso! Que Deus continue te iluminando, meu filho! Aproveite a aposentadoria e a sua família linda! Você merece", escreveu Simonato.

O repórter Victor Bonini também se despediu com uma foto sendo abraçado por Canuto: "Para mim, um gigante (quase literalmente) do jornalismo brasileiro. Capaz de tudo (você aí não tem ideia da energia, sério!) E de uma gentileza, uma integridade e uma simpatia invejáveis! Com o Canutão não tem tempo ruim. Agora ele tá se aposentando. Eu só desejo que o 'descanso' seja tão proveitoso e intenso quanto os anos de jornalismo. Canuto, como fiquei feliz de trabalhar ao lado, mesmo que por poucos anos".

A notícia da aposentadoria foi dada pelo colunista do UOL Flávio Ricco. Canuto Admitiu que até existiu a possibilidade de renovar seu contrato mais uma vez, "iniciei a negociação, porém, aos 73 anos, quero descansar um pouco e curtir a minha família. Me divertir. A Globo está sendo sensacional comigo".

*Com Flávio Ricco e Paulo Pacheco