Topo

Atriz premiada lembra 1º encontro com Ruth de Souza: "Rompeu preconceitos"

A atriz Maria Gal recebe prêmio Maria Felipa - Loiá Fernandes
A atriz Maria Gal recebe prêmio Maria Felipa Imagem: Loiá Fernandes

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

29/07/2019 15h44

A atriz Maria Gal, da novela Aventuras de Poliana (SBT), prestou homenagem a Ruth de Souza, que morreu ontem aos 98 anos, publicando uma foto especial, ainda garota, em seu primeiro encontro ao lado da artista pioneira. Na última quinta, Gal recebeu o prêmio Maria Felipa, que destaca personalidades engajadas na luta contra o racismo.

"Esse foi meu primeiro encontro com dona Rtuh. Eu ainda morava em Salvador e vim passear no Rio de Janeiro. Eu tinha por volta de 11 e 12 anos, parei na frente da Globo, na época no Jardim Botânico, e tive a honra de poder tirar uma foto com a Ruth", conta Maria Gal ao UOL.

A atriz, que criou uma produtora para artistas negros, ressalta a importância de Ruth de Souza contra o preconceito racial na TV.

"Dona Ruth já disse que, quando era criança, queria ser atriz, mas ouviu muitas pessoas falando: 'Como uma menina negra vai ser atriz?'. Apesar de as coisas terem melhorado, pois temos mais oportunidades e Dona Ruth abriu espaço para as gerações seguintes, infelizmente o racismo continua. Não da mesma forma, porém mais de 54% da população se autodeclara negra e vemos tão poucos papéis para negros no audiovisual. Dos filmes produzidos no Brasil, apenas 4,4% têm atrizes negras no elenco principal. Temos ainda muitos paradigmas para quebrar", lamenta.