Topo

Gentili apoia crítica a Bolsonaro sobre maus-tratos em festas do peão

Danilo Gentili faz monólogo sobre Alexandre Nardoni e Padre Fábio de Melo - reprodução/YouTube
Danilo Gentili faz monólogo sobre Alexandre Nardoni e Padre Fábio de Melo Imagem: reprodução/YouTube

Rodolfo Vicentini

Do UOL, em São Paulo

18/08/2019 15h50

O humorista Danilo Gentili compartilhou hoje no Twitter uma crítica ao discurso feito ontem pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) na Festa do Peão de Barretos, em que declarou não existir "politicamente correto" em festas de peão.

"Uma pena o presidente pensar assim", escreveu o apresentador Peter Jordan. "Maus-tratos a animais não têm nada a ver com politicamente correto. Sou absolutamente contra qualquer lazer do homem que envolva violência com animais. E se você acha que o animal não sofre, pede para ter a bunda ou o saco amarrado."

Gentili compartilhou o tuíte e escreveu: "Faço minha as palavras de Peter Jordan". Ele ainda acrescentou: "Matar animal para se alimentar é o que a própria natureza faz. Poderíamos usar a regra do 'precisa'. Precisamos de remédios? Sim, então paciência. Precisamos de carne? Sim, então paciência. Precisamos apertar o saco do boi para ele pular de dor e a gente rir? Não. Então para, né?".

Discursando em Barretos, o presidente declarou que "tem orgulho" de apoiar as festas de peão e vaquejadas. "Para nós não existe o politicamente correto. Faremos o que tem que ser feito", disse o presidente, sendo ovacionado pelo público.

Apesar de apoiar os rodeios, Bolsonaro assinou um decreto durante o evento que promete cuidar do bem-estar de animais utilizados nestes eventos. A proposta é que seja responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento avaliar os protocolos de bem-estar animal elaborados por entidades promotoras de rodeios.

Ainda segundo o decreto, a pasta poderá, a qualquer tempo, requerer parecer de especialistas para subsidiá-lo na avaliação dos protocolos de bem-estar animal.