Topo

Filho de Chaves chora em musical sobre seu pai: "Um dos dias mais felizes"

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

29/08/2019 13h12

Filho de Roberto Gómez Bolaños, criador e protagonista de Chaves, Roberto Gómez Fernández se emocionou ao assistir a Chaves - Um Tributo Musical, na noite de ontem, em São Paulo. O produtor e diretor mexicano chorou com a homenagem ao comediante, que na peça tenta entrar no céu de palhaços após sua morte, em 2014.

"Santo Deus!", disse Roberto Gómez assim que foi convidado por Zé Henrique de Paula, diretor geral da peça, para subir ao palco após o fim da apresentação. "Perdão por não falar em português. Algum tradutor por aqui?", perguntou o filho de Bolaños. O elenco brincou apontando para Thiago Carreira, intérprete do palhaço tradutor Wladimir.

Após o momento de descontração, o diretor mexicano, que administra o legado do pai com o Grupo Chespirito, começou a falar com a voz embargada. Emocionado, ele parabenizou a produção e agradeceu pela homenagem a Bolaños.

"Espero que me saiam as palavras, porque estou muito comovido. Vocês vão ver. Não sabia o que iria enfrentar agora. Estou desconcertado. Este é um dos dias mais felizes da minha vida", disse ele, sendo aplaudido pela plateia, formada apenas por convidados (o musical está em cartaz de sexta a domingo, no teatro Opus).

"E que trabalho incrível! Quando me perguntam por que o trabalho do meu pai fez tanto sucesso, Chaves e a vila, digo que muitas coisas, sobretudo muito trabalho, muito tempo analisando, escrevendo e reescrevendo, ensaiando e voltando a ensaiar, até a perfeição", prosseguiu Roberto Gómez, que classificou o espetáculo como "genial".

"Isso que aparentemente parece muito simples na TV há muitos anos tem um enorme trabalho. Foi o que vi hoje. Uma qualidade insuperável em tudo, uma fantástica história, com uma grande direção, representação dos personagens... uau, fantástica! É incrível! É assim como se fazem as coisas geniais, como isso que é verdadeiramente genial. Muito obrigado", concluiu, com os olhos marejados.

Antes do início da apresentação, Roberto Gómez Fernández conheceu o elenco e a equipe criativa do musical. Ele ainda concedeu entrevistas, tirou fotos com fãs de Chaves e posou na vila, construída para o espetáculo com as dimensões cedidas pelo Grupo Chespirito e pelo SBT.