Topo

Gil esclarece polêmica antiga com Xuxa em programa: "Tenho apreço por você"

Gilberto Gil e Xuxa em programa "Amigos, Sons e Palavras" - Blad Meneghel/ Divulgação Xuxa
Gilberto Gil e Xuxa em programa "Amigos, Sons e Palavras" Imagem: Blad Meneghel/ Divulgação Xuxa

Carolina Farias

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/09/2019 21h32

No próximo dia 9 estreia no Canal Brasil a segunda temporada de "Amigos, Sons e Palavras", programa de entrevistas de Gilberto Gil. Sem roteiro prévio, o músico guia um bate-papo com o convidado. A primeira dessa temporada é Xuxa Meneghel e Gil aproveitou para desfazer uma polêmica com a apresentadora. Em 1992, ele lançou a música "Neve na Bahia", em que ele chama a então Rainha dos Baixinhos de bruxa.

"Falei [com ela] um pouco de um certo mal-estar que há anos atrás acabou se colocando entre nós dois por causa da música 'Neve na Bahia', onde eu faço um discurso de [risos] 'Xuxa bruxa, ducha de água fria no fundo do meu plexo solar'", contou Gil em entrevista de lançamento do programa na noite de hoje no Rio de Janeiro.

O músico quis explicar para Xuxa que os versos eram sobre a personagem da apresentadora e não sobre ela em si.

"Me lembro de uma criança naquela época, filha de um amigo dizer 'como você chama a Xuxa de bruxa?'. O mesmo tipo de sombra que se colocou entre mim e Xuxa. Algumas coisas da conversa remontam a isso, uma visão crítica que poderia se colocar em relação à figura dela, mas não à pessoa dela. Não confunda o ícone midiático com sua pessoa. Sua pessoa é outra coisa, esteja segura disso. Certamente tenho um apreço por você", afirmou Gil.

Além de Xuxa, o músico recebeu Pedro Bial, Lilia Cabral, Patricia Pilar, Arnaldo Antunes, Fernando Haddad, José Celso Martinez Correa e seus filhos Preta e Bem Gil.

O segundo convidado é o jornalista e apresentador Pedro Bial, que contou a Gil que sonhou com ele e o presidente Jair Bolsonaro.

"Aconteceu há pouco mais de um mês. Sonhei que figura profana era Bolsonaro, eu encontrava com ele, uma sensação de pobreza espiritual. Tinham sons ao fundo, de candomblé e quem chegou tocando era você. O refrão era 'Jesus, Jesus'", disse Bial no programa, exibido anteriormente aos jornalistas no lançamento.

Sobre o fato de Gil representar o sagrado e o presidente o profano no sonho de Bial, o músico brincou.

"É o inconsciente, né? A psique, esse campo vasto e quase insondável."

Gil quase não fez a segunda temporada do programa. Relutou um pouco à ideia.

"Esse modelo de entrevista é uma coisa replicada exaustivamente, ainda mais agora com internet. Não tenho muito talento para isso."