Topo

Televisão


Chaves: Brasileiro faz maquete perfeita da vila e impressiona até mexicanos

Maquete da vila do Chaves - Reprodução/Raul Cotrim de Mattos
Maquete da vila do Chaves Imagem: Reprodução/Raul Cotrim de Mattos

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

12/09/2019 15h31

Onde fica a vila do Chaves? A resposta óbvia é Cidade do México, mas uma miniatura perfeita do cortiço da série está mais perto do que os fãs brasileiros imaginam: em São José dos Campos, interior de São Paulo. Um fã paulista construiu uma maquete da vizinhança que encantou até os mexicanos.

O vídeo da miniatura, produzida por Raul Cotrim de Mattos, foi compartilhado por fãs-clubes como Fórum Chaves e Chespirotadas, e chegou ao perfil oficial do Grupo Chespirito, que administra o legado de Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), criador e protagonista de Chaves, que compartilhou o material e o encheu de elogios.

"Maquete incrível da vila do Chaves recordando o Festival da Boa Vizinhança, feita por Raul Cotrim de Mattos. Está lindíssima!", escreveu o perfil do Grupo Chespirito. Fãs de outros países parabenizaram o brasileiro e sugeriram para Chapolin encolher com suas pílulas de nanicolina para visitar a miniatura.

"Demorei um pouco mais de um ano, mas fiz aos poucos. Gastei pouco, algo entre R$ 200 e R$ 300", afirma Raul Cotrim de Mattos ao UOL. Rica em detalhes, a vila construída por ele emociona desde na trilha sonora, com uma das músicas incidentais usadas pela dublagem brasileira.

O fã reconstituiu a rua e a fachada externa da vila, com direito à Brasília do Sr. Barriga, presente quando ele vende o cortiço e quando Seu Madruga trabalha como mecânico, entre outros episódios.

Reprodução/Raul Cotrim de Mattos
Imagem: Reprodução/Raul Cotrim de Mattos

Como o perfil do Grupo Chespirito citou, a réplica da vila recria o Festival da Boa Vizinhança. O pátio principal, onde Quico recita Mamãe Querida e Chaves repete O Cão Arrependido, está preenchido pelas cadeiras da plateia e o palanque construído por Seu Madruga.

Reprodução/Raul Cotrim de Mattos
Imagem: Reprodução/Raul Cotrim de Mattos
Reprodução/Raul Cotrim de Mattos
Imagem: Reprodução/Raul Cotrim de Mattos

A casa de Seu Madruga e Chiquinha também foi reconstituída, com riqueza de detalhes!

Reprodução/Raul Cotrim de Mattos
Imagem: Reprodução/Raul Cotrim de Mattos

O fã brasileiro ainda construiu o segundo pátio, com o chafariz e o recipiente usado por Seu Madruga para misturar "leite de burra"... digo, gesso, no episódio em que ele trabalha como pedreiro para abater parte da dívida de 14 meses de aluguel com Sr. Barriga.

Reprodução/Raul Cortim de Mattos
Imagem: Reprodução/Raul Cortim de Mattos

Mais Televisão