Topo

Associação critica Ratinho por dizer que não se importa com morte de micos

Ratinho  - Lourival Ribeiro/SBT
Ratinho Imagem: Lourival Ribeiro/SBT

Do UOL, em São Paulo

18/09/2019 16h57

A Associação Mico Leão Dourado (AMLD) criticou em um post no Facebook as declarações do apresentador Ratinho, que em seu programa nesta semana disse não se importar com a morte de todos os micos: "Se morresse tudo quanto é mico-leão-dourado o que é que iria mudar para nós? Nada. Vamos cuidar das pessoas, gente, por favor".

"Como formador de opinião, gostaríamos de lhe esclarecer que, ao proteger o mico-leão-dourado, estamos cuidando não só da espécie, mas também das pessoas", escreveu a organização.

Segundo a AMLD, a espécie ameaçada de extinção é dispersora de sementes e sua proteção gera emprego e renda.

"Nossa associação emprega 15 funcionários, além de estagiários, consultores e prestadores de serviço, a maioria da comunidade local. Mais de 20 trabalhadores plantam florestas diariamente para recuperar o habitat do mico. Cinco famílias de agricultores alimentam seus filhos produzindo e vendendo mudas para utilização em nossos plantios de floresta."

Outro detalhe apontado pela associação é o programa de ecoturismo para ver o mico na natureza, que "atrai turistas de todo o mundo e isso também gera renda paras as comunidades locais".

Em seu programa do SBT, Ratinho começou a falar como os dinossauros não seriam importantes hoje, e relembrou uma entrevista de Chico Anysio para o Jô, em que o comediante falou sobre a proteção dos animais e também foi criticado na época.

"O mundo mudou, o Brasil mudou. Os tempos são outros. Hoje, a ciência sabe muito mais sobre o papel de cada espécie na natureza do que na época em que o saudoso Chico Anysio fez a declaração a que o senhor se referiu. Hoje, uma declaração como a sua é uma séria ameaça à espécie", emendou a AMLD.

A associação afirmou ainda que espera uma retratação e convidou Ratinho, que recentemente foi nomeado embaixador do turismo brasileiro, a conhecer a AMLD.