Topo

Débora Nascimento diz ter superado término com a amamentação: "Me vi forte"

Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

19/09/2019 15h40

Débora Nascimento participou do canal de Tatá Fersoza no YouTube, onde falou sobre a maternidade e a recente separação do ator José Loreto.

No bate-papo, a atriz revelou que a amamentação da filha, Bella, foi uma das coisas que a ajudou a superar o término.

"No momento da minha separação a amamentação ainda foi um laço muito forte. Ela tinha dez meses, eu dava muito mais de mamar. E a necessidade que eu via da gente ter essa simbiose pelo leite, pela amamentação, essa troca, foi o que me manteve no prumo também. Quando passa por altos índices de estresse, o leite seca. Foi um trabalho muito eu comigo mesma, de ficar bem. Era uma meta que eu tinha de não deixar que isso atinja minha filha. Eu podia estar craquelada, mas minha filha não vai sentir e isso foi o máximo que eu consegui bloquear. Foi por ela. Me vi forte, me vi mais potente e consciente de mim e desses meus mecanismos", contou.

Débora citou ainda seu nome como uma metáfora para o que vem enfrentando: "Eu vivo de renascimentos, tanto quando eu passei pela anorexia, quando me encontrei como atriz até a maternidade e a separação. Foram renascimentos. Foram mortes e eu renasci. Nesse último nascimento é uma mulher melhor do que as outras, mais potente do que as outras. As outras eram uma fração do que eu sou hoje e espero que eu continue sendo uma fração do que eu vou ser amanhã", acrescentou.

A maternidade, hoje abraçada por Débora com tanto amor, não estava nos seus planos no começo: "Não queria ser mãe. Não era um plano a maternidade, não nasci tendo esse sonho. Teve um momento que eu estava preenchida de amor e eu queria me dividir. Pensei: 'quero ser mãe' e depois de 15 dias eu engravidei. Foi muito rápido. Estava mais ou menos há um ano e meio sem tomar qualquer tipo de hormônio, anticoncepcional... eu estava com meu corpo completamente limpo e eu já era muito consciente do meu ciclo menstrual e de fertilidade. Eu tinha parado para limpar meu corpo, para conhecer meu corpo, conhecer minha potência do meu ciclo fértil e entender o que era minha TPM, o tamanho do meu fluxo e depois que parei de tomar eu fui me entendendo, foi maravilhoso. Quando decidi engravidar, duas semanas depois eu tava grávida".

Veja a íntegra: