Topo

"Estou com minha alma em prantos", diz Camila Pitanga sobre morte de Ághata

"Ághata não será a última a morrer por conta dessa política de extermínio", escreveu a atriz em suas redes sociais - Reprodução/TV Globo
"Ághata não será a última a morrer por conta dessa política de extermínio", escreveu a atriz em suas redes sociais Imagem: Reprodução/TV Globo

23/09/2019 19h28

A atriz Camila Pitanga postou um longo texto em seu Instagram para falar da morte da menina Ághata Félix, de 8, anos, que foi assassinada no sábado (21) por um disparo de fuzil dentro de uma Kombi na Fazendinha, Complexo do Alemão, no Rio.

"Eu estou com minha alma em prantos com a morte de Ághata . A morte dela espelha o desprezo que o governador tem pela vida de pessoas que vivem na periferia. Minha alma fica em prantos porque ela não é a primeira vítima desse desprezo por corpos negros. Se tudo continuar como se fosse "'ormal', Ághata não será a última a morrer por conta dessa política de extermínio", escreveu.

Pitanga também criticou os que tentam justificar a morte de inocentes citando que os policiais que são mortos por bandidos. A atriz também lembrou que os que mais morrem são negros, o que evidencia o racismo de nossa sociedade.

"Me dói porque virão aqui dizer "e os policiais mortos?" Como se eu não me importasse com suas vidas. Distorcem com muita maldade as palavras... Tem sido assim... Mas eu não tolero nenhuma morte!!! Esse caminho de dar tiro em vez de dar respeito e dignidade às pessoas que vivem em comunidades. Não está dando certo! As penitenciárias cada vez mais lotadas. De quem? De pretos, de pobres. Porque será que é tão difícil de entender que isso tem a ver com racismo? Por não considerarem corpos negros.", escreveu Pitanga.

"A zona sul cada vez mais sitiada. Não está dando certo ! Carros blindados, condomínios fechados. Não está dando certo. O que falta pra gente entender que a morte de Ághata é o fracasso dessa indiferença? Estou cá escrevendo numa torrente. Minha solidariedade à família de Ághata, aos vizinhos de Ághata. Não há nada que justifique essa morte. Não está dando certo", completou a atriz.

A atriz Luana Piovani citou Camila Pitanga em seu Instagram e destacou que ela escreveu o que todos brasileiros estão sentindo nesse momento. "Não está dando certo. Mais um inocente, mais uma vida desprezada, mais uma tragédia anunciada e quantos ainda virão para que se tomem providências serias e que tragam dignidade a população? Cada morte de civil e de policial parte meu coração. Quem vai nos proteger?", escreveu Luana.