Topo

A Fazenda 2019: Phellipe Haagensen é expulso após beijo forçado em Hariany

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2019 23h55

Finalmente a Record anunciou sua decisão a respeito da polêmica envolvendo Phellipe Haagensen em A Fazenda 2019, e ele foi expulso do programa na noite de hoje (29). Marcos Mion anunciou que ele deixaria o programa por ter dado um beijo em Hariany Almeida contra a vontade da peoa.

Excepcionalmente, o reality de domingo foi transmitido ao vivo e contou com o anúncio, feito pelo apresentador Marcos Mion: "Beijo roubado ou forçado, encoxada ou mão boba são considerados crimes contra a dignidade sexual. Pelo regulamento do programa é proibida qualquer ação que coloque em risco a integridade física do participante. A produção deve cumprir o regulamento, mas também as leis. Em razão da situação de inconformismo da Hariany, de se sentir invadida pelo beijo, que de fato aconteceu e foi assumido pelo Phellipe. Com isso, o departamento jurídico da Record TV decidiu que ele deve sair do programa. Diante destes fatos, o Phellipe está expulso e não continua na nossa competição".

Confira o na íntegra o discurso feito por Mion:

Minutos antes do anúncio, o ator foi chamado até a despensa e não retornou para o confinamento. A plataforma PlayPlus, que transmite 24 horas o reality rural, não exibiu o momento em que Phellipe foi chamado pela produção e deixou a sede.

Os peões foram informados da expulsão por meio de um comunicado deixado na despensa e pareceram concordar com a decisão. Thayse Teixeira comemorou bastante a expulsão do ator: "Glória a deus que ele saiu". Confira o momento em que a fazendeira da semana, Bifão, comunicou os participantes da decisão:

Demora para divulgação

O anúncio da expulsão aconteceu apenas no fim do programa ao vivo de hoje. Logo no início da edição, Mion disse: "Esse fim de semana foi muito difícil. Domingo é normalmente o dia em que mostramos tudo o que aconteceu do programa de ontem até agora. Por causa da confusão generalizada que envolveu quase todos os peões, hoje, excepcionalmente, vamos ter um programa diferente: ao vivo. Hoje, a gente vai mostrar com todos os detalhes os eventos que levaram até o momento mais complicado da temporada e, até o final deste programa, vocês vão saber a qual é a decisão final da Record TV sobre o ocorrido na madrugada deste sábado".

O apresentador pediu destaque para um VT produzido sobre o comportamento do peão: "Chamo a atenção para dois momentos específicos em que o Phellipe verbaliza o que ele fez". Em um dos vídeos, o ator aparece dizendo: "Ontem, eu dei um beijo na menina, fiquei nervoso e dei um beijo. Me tira dessa po***, eu vou embora mesmo".

"Eles tentam forçar situações para eu parecer machista para todo o Brasil, mas tem várias atitudes de mulheres que não merecem ser tratadas com flores. Ela [Hari] falando que eu dei um beijo nela. Eu roubei um beijo. Ela queria me beijar e não tinha coragem", disse Phellipe em outro vídeo. Na sequência, a Record exibiu um vídeo em que Hariany toca o sino e faz uma reclamação formal do assédio:

Na noite de ontem, Mion foi bastante criticado nas redes sociais por não se posicionar sobre o caso. "Não adianta me cobrar uma atitude ou decisão do que deveria ou vai acontecer no programa. Como falei no áudio que a direção me pediu para gravar: a decisão da emissora, dona do programa, será anunciada, por mim, no programa de amanhã. E eu ainda não sei qual é", disse o apresentador no Twitter.

Problemas com patrocinador

A OI, empresa que patrocina A Fazenda 2019 e tem o apresentador Marcos Mion como estrela de sua campanha publicitária, informou que pediu explicações à Record sobre a atitude do ator Phellipe Haagensen.

A empresa se manifestou em sua conta oficial no Twitter, em resposta a um seguidor que a criticou por apoiar o reality show rural.

Público detona Record: "O Assédio 11"

Nas redes sociais, desde que beijou Hariany, Phellipe foi duramente criticado por seu comportamento.

A emissora e a direção do programa também foram cobradas pelo público, pedindo a expulsão do participante. Antes do programa de hoje, os internautas emplacaram em primeiro lugar nos assuntos mais comentados do Twitter a hashtag #OAssedio11.

Por outro lado, assim que foi eliminado, o ator passou a ganhar cada vez mais seguidores em sua conta do Instagram. Em poucos minutos foram quase mil seguidores, e o número continuou crescendo ao longoda madrugada. Ele já passava dos 24 mil seguidores em seu perfil até a publicação deste texto.

Entenda o caso

Na madrugada de sábado (28), após a festa Luau Havaiano, Phellipe deu um beijo na boca de Hariany sem a permissão da peoa. Após a cena, o público passou a pedir a expulsão do ator do reality show. Phellipe debatia com Diego Grossi quando Hariany entrou na discussão. Ele, então, se aproximou dela e roubou um selinho.

Beijo Phellipe e Hari - Hariany Almeida e Phellipe Haagensen em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/ Record TV) - Hariany Almeida e Phellipe Haagensen em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/ Record TV)
Imagem: Hariany Almeida e Phellipe Haagensen em A Fazenda 11 (Foto: Reprodução/ Record TV)

"Se eu quiser te denunciar, eu denuncio, seu otário", declarou a ex-BBB. Depois, Phellipe tentou se explicar com Hari, que exigiu que ele a respeitasse. "Você é louco. Eu tenho namorado, tenho uma família, você tem que me respeitar." No quarto, o peão disse que o que mais queria naquele momento era sair do reality. "Eu não preciso disso aqui", declarou ele.

Em nota divulgada na tarde de sábado, a família de Hariany cobrou "providência imediatas" com relação ao caso e classificou o beijo como um "atentado contra a dignidade sexual" da participante.

"Nós, da família de Hariany Almeida, estamos totalmente consternados pelo atentado contra a dignidade sexual sofrido pela participante durante o reality A Fazenda. O beijo que o senhor Phellipe Haagensen deu em Hariany, sem consentimento, pode ser configurado como contravenção penal e a fere, não só em sua pessoalidade, mas como mulher. Não é aceitável em nenhuma hipótese que este ato fique impune. Por isso, pedimos providências imediatas dos órgãos competentes", diz o comunicado.

Por outro lado, a equipe de Phellipe Haagensen se pronunciou sobre o ocorrido e colocou sua versão dos fatos. "O jogo do Phellipe é desestabilizar as pessoas, e acreditamos que a intensidade da pressão pré e pós confinamento está mexendo com o emocional dele e de muitos ali. Roubar um selinho de alguém no calor de uma confusão poderia ocasionar uma reação da mesma em agredi-lo e causar uma expulsão dela", comentou o perfil oficial.

Conheça os participantes de A Fazenda

UOL Entretenimento