Topo

Verdades Secretas 2: o que queremos e o que não queremos na nova temporada

Camila Queiroz foi Angel, a protagonista de Verdades Secretas - Globo/Estevam Avellar
Camila Queiroz foi Angel, a protagonista de Verdades Secretas Imagem: Globo/Estevam Avellar

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

11/10/2019 04h00

Em breve, os fãs de Verdades Secretas poderão matar a saudade da novela. Nesta quarta-feira, o autor Walcyr Carrasco confirmou que vai escrever uma segunda temporada da trama, que foi sucesso de audiência em 2015. A internet comemorou a notícia, e já surgiram uma série de memes. Mas sugiram também dúvidas sobre o futuro da história.

Afinal, como continuará a trama de Verdades Secretas? O que acontecerá com os personagens? Dá para continuar essa história sem perder o apelo irresistível que ela tinha em 2015?

O queremos e o que não queremos ver de jeito nenhum na continuação que Walcyr Carrasco fará para a Globo:

O que queremos

Conflitos mais densos

Camila Queiroz, Marieta Severo e Rainer Cadete estiveram em Verdades Secretas - Globo/Estevam Avellar - Globo/Estevam Avellar
Camila Queiroz, Marieta Severo e Rainer Cadete estiveram em Verdades Secretas
Imagem: Globo/Estevam Avellar

No fim de Verdades Secretas, Angel (Camila Queiroz) matou Alex (Rodrigo Lombardi) e fez com que tudo parecesse um acidente. Depois, ela se casou com Guilherme (Gabriel Leone) e foi embora de helicóptero. O final deixou muitas pontas soltas que ainda podem ser resolvidas no futuro. Afinal, será que Angel conseguiu viver bem com seu segredo? Ela nunca foi descoberta? Como ficou seu casamento com Guilherme? Todas essas perguntas podem ter respostas cheias de conflitos complexos.

Além disso, se abrem muitas possibilidades sobre o que aconteceu com Alex. E se um parente dele aparecesse procurando respostas? E se essa pessoa começasse um conflito com Angel? Como diz a galera do Twitter: é bom que essa temporada siga a linha Big Little Lies.

Mais Grazi nunca é demais!

Grazi Massafera se destacou na série "Verdades Secretas" para viver a modelo Larissa, que acaba de afundando nas drogas e vai parar na cracolândia. - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Grazi Massafera se destacou na série "Verdades Secretas" para viver a modelo Larissa, que acaba de afundando nas drogas e vai parar na cracolândia.
Imagem: Reprodução/Globo

Uma das presenças mais surpreendentes e arrebatadoras da primeira temporada, Grazi Massafera foi até indicada a um Emmy Internacional por seu papel como Larissa, uma modelo que se perdia no mundo das drogas. No fim, ela virou evangélica e abandonou a Cracolândia.

A personagem de Grazi ainda tem muito potencial, e seria ótimo descobrir como ela seguiu a vida depois de deixar as drogas. Será que agora, com o espírito renovado, ela decidiria denunciar os esquemas criminosos de Fanny (Marieta Severo)? Será que ela e Angel poderiam virar confidentes? São todas questões em aberto, mas uma coisa é certo: todos querem mais Grazi Massafera!

Cenas picantes

Angel e Alex em Verdades Secretas - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Angel e Alex em Verdades Secretas
Imagem: Reprodução/Globo

Claro que um dos maiores destaques da primeira temporada não pode ficar de fora dessa nova história. As cenas de sexo acabaram se tornando um marco de Verdades Secretas, por serem bastante ousadas, muito além do que se vê na TV aberta.

E claro que, como o povo gosta do babado, estão todos sedentos para saber que outras cenas a segunda leva de capítulos pode conter nesse sentido, para subir a temperatura. Mas, é claro, sem apelação.

O que não queremos

A lógica manda um abraço

Rodrigo Lombardi e Camila Queiroz em Verdades Secretas - Globo/Estevam Avellar - Globo/Estevam Avellar
Rodrigo Lombardi e Camila Queiroz em Verdades Secretas
Imagem: Globo/Estevam Avellar

Walcyr é conhecido por seu estilo de histórias pouco sutis, com reviravoltas rocambolescas e muitas vezes difíceis de acreditar. Um dos medos que ronda as redes sociais, por exemplo, é que o autor invente um irmão gêmeo de Alex, que apareça para se vingar da morte do irmão. Ou então, que aconteça alguma revelação bizarra, como se Alex ainda estivesse vivo, ou que o suicídio de Carolina (Drica Moraes) tenha sido uma farsa.

Sim, o autor gosta de um exagero, mas os grandes méritos da primeira temporada foram justamente o realismo e o texto mais contido. Mais sutileza, Walcyr, por favor!

Pastelão

Fanny e Visky em Verdades Secretas - Globo/Estevam Avellar - Globo/Estevam Avellar
Fanny e Visky em Verdades Secretas
Imagem: Globo/Estevam Avellar

Outra característica do autor —bastante contida na primeira temporada— é o humor pastelão. A novela não teve nenhuma torta na cara, entretanto, chegou perto. Os personagens Visky (Rainer Cadete) e Lourdeca (Dida Camero), por exemplo, viviam um relacionamento bizarro. Numa hora eram amantes, na outra, inimigos, tudo meio sem sentido e forçado.

Sim, humor é sempre bom, mas, neste caso, é melhor deixar as tortas na cara de lado.

Tudo de novo?

Agatha Moreira e Reynaldo Gianecchini em Verdades Secretas - Globo/Estevam Avellar - Globo/Estevam Avellar
Agatha Moreira e Reynaldo Gianecchini em Verdades Secretas
Imagem: Globo/Estevam Avellar

O tempo passou, os conflitos mudaram, os personagens também. Quer dizer, isso seria o ideal. Mas existe o risco de Walcyr decidir deixar as coisas como estavam e que os personagens ainda tenham as mesmas mentalidades.

Se a ideia é ter uma nova história, é preciso que haja uma evolução, uma mudança. Afinal, se for para tudo ficar no mesmo lugar, era melhor ficar só com a memória da primeira temporada, mesmo. Fica a dica.