Topo

Você não conhece, mas seu filho sim: veja 5 youtubers amados pelas crianças

Juliana Baltar é fenômeno no Youtube - Reprodução/ Instagram
Juliana Baltar é fenômeno no Youtube Imagem: Reprodução/ Instagram

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

12/10/2019 04h00

Com a TV aberta investindo cada vez menos na programação infantil e as crianças cada vez mais conectadas, a criação de conteúdo destinado ao público infanto-juvenil tem crescido no YouTube.

As estrelas mirins desses canais ditam moda, testam brinquedos, fazem coreografias das músicas do momento e gostam de gerar desafios. Pode parecer brincadeira de criança, mas muita gente tem levado a sério esse canal de comunicação —inclusive alguns filhos de estrelas da televisão.

Maria, filha caçula de Vera Viel e Rodrigo Faro, também se tornou youtuber - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Maria, filha caçula de Vera Viel e Rodrigo Faro, também se tornou youtuber
Imagem: Reprodução/ Instagram
Maria Viel Faro, filha de Rodrigo Faro e Vera Viel, é uma delas. A menina, de 11 anos, contou com o apoio dos pais para a criação do seu canal, ganhando até uma grande festa de lançamento.

João Augusto Liberato, 17 anos, filho de Gugu Liberato e da médica Rose Mirian Di Matteo, chegou a lançar o seu canal, Chef do Futuro, no qual fazia receitas culinárias, mas abandonou o projeto há dois anos, quando foi estudar nos Estados Unidos.

Rafa Justus, filha de Ticiane Pinheiro e de Roberto Justus, também já roubou a cena no canal da mãe, mostrando desenvoltura em frente às câmeras, mas ainda não possui o seu próprio.

João Augusto Liberato, filho de Gugu, já teve canal culinário no Youtube - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
João Augusto Liberato, filho de Gugu, já teve canal culinário no Youtube
Imagem: Reprodução/ Instagram

Existem diferentes perfis de canais, geralmente administrados pelos pais. Alguns mais desinibidos até arriscam interagir com os filhos nos vídeos. Os registros contam com produção de alta qualidade e muitos seguem um roteiro.

Confira cinco influenciadores digitais mirins brasileiros que somam bilhões de visualizações:

Bela Bagunça - 10,2 milhões de inscritos

Bela Bagunça tem até revista personalizada sua - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Bela Bagunça tem até revista personalizada sua
Imagem: Reprodução/ Instagram

Isabela Castro, 11 anos, faz brincadeiras, lança desafios, cria vídeos musicais e já lançou até o videoclipe de Sorria, sua primeira música, que faz alusão à história da Cinderela. Cindebela é a criança pobre maltratada por outras meninas, que, no final, torna-se a menina mais linda da turma.

Clubinho da Laura - 7,63 milhões de inscritos

Clubinho da Laura - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Clubinho da Laura mostra o universo de uma menina de 6 anos
Imagem: Reprodução/ Instagram

Laura Godar da Cunha, 6 anos, a Laurinha, realmente mostra como é seu clube aos internautas. A menina abre a casa e revela sua rotina ao lado dos pais e da irmã caçula, Helena, 3 anos. Por ser muito nova, geralmente a youtuber conta com a participação dos pais nos vídeos.

Isaac do VINE - 7, 19 milhões de inscritos

Isaac do VINE faz vídeos divertidos e pegadinhas - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Isaac do VINE faz vídeos divertidos e pegadinhas
Imagem: Reprodução/ Instagram

O baiano Isaac Guedes Moura, 11 anos, é um comediante infantil. Em uma pegada Whindersson Nunes mirim, o garoto faz imitações, interpreta monólogos cômicos e faz pegadinhas com os familiares. O menino também costuma cantar paródias engraçadinhas de músicas, como Engordada, versão de Invocada, de Ludmilla e Léo Santana.

Juliana Baltar - 9,55 milhões de inscritos

Juliana Baltar compartilhou até a ascensão social da família no Youtube - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Juliana Baltar compartilhou até a ascensão social da família no Youtube
Imagem: Reprodução/ Instagram

Juliana Baltar, 11 anos, também investe no humor em seus vídeos, cria desafios, interpreta novelinhas e compartilha experiências, como viagens e até a ascensão social de sua família. Juliana fez um vídeo especial mostrando a emoção de sua mãe ao se mudarem para uma mansão. A menina deixou a casa simples antiga para viver em um condomínio fechado, num bairro nobre carioca.

Carolina Monteiro - 29,7 mil inscritos

Carolina Monteiro fala sobre temas importantes em seu canal - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Carolina Monteiro fala sobre temas importantes em seu canal
Imagem: Reprodução/ Instagram

Apesar da pouca idade, Carolina Monteiro aborda assuntos sérios em seu canal. Além de brincar e de se divertir, ela fala de leitura, consciência, educação étnico racial, beleza e moda negra. Já na sua descrição, ela reforça sua intenção na web: "Uma infância saudável e uma autoestima sólida". A criança alerta para o auto-ódio e incentiva outras meninas a terem orgulho do cabelo crespo.