Topo

Apoiador de Bolsonaro, Silvio Santos chama início da ditadura de golpe

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/10/2019 20h46

No Programa Silvio Santos da noite de hoje, o apresentador fez uma pergunta envolvendo o golpe militar de 1964.

Silvio fazia perguntas de conhecimentos gerais para quatro participantes durante um quadro que se chama "Bolsa Família". Uma das perguntas era "O que aconteceu no Brasil em 31 de março de 1964?".

Quando um dos participantes respondeu "Golpe militar", o apresentador brincou "Golpe não é comigo".

As outras opções de resposta eram "um massacre popular", "a proclamação da República" e "eleições diretas".

Silvio Santos é um reconhecido apoiador do governo de Jair Bolsonaro, que nega o golpe. Segundo o presidente, o que aconteceu na data foi uma "revolução militar" com apoio da sociedade civil.

Depois, do golpe, em 1964, o Brasil viveu mais de 20 anos em uma ditadura em que todos os presidentes eram generais do Exército, sem eleição direta.

A ditadura brasileira também foi marcada por episódios de torturas, mortes e desaparecimentos de pessoas que não concordavam com o governo.

Ditadura no Chile

O apresentador ainda citou outra ditadura sul-americana no programa. Ao fazer uma pergunta sobre um terremoto que matou mais de 5 mil pessoas e que aconteceu no Chile, Silvio falou "No Chile, para matar tanta gente, talvez tenha sido o Pinochet".

Augusto Pinochet, um general chileno, liderou uma sanguinária ditadura no país. Recentemente, Bolsonaro homenageou Pinochet ao criticar a alta comissária da ONU para os direitos humanos,Michelle Bachelet, que também foi presidente do Chile.