Topo

Empresária explica tratamento e luta de Claudia Rodrigues contra esclerose

Reprodução/Facebook/claudiarodriguesoficial
Imagem: Reprodução/Facebook/claudiarodriguesoficial

Do UOL, em São Paulo

18/10/2019 07h15

A empresária de Claudia Rodrigues, Adriana Bonato, deu detalhes do estado de saúde da atriz, internada às pressas no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Em entrevista ao TV Fama de ontem, ela foi didática ao explicar o que acontece com a amiga, que descobriu sofrer de esclerose múltipla em 2000.

"Até 2010 ela não fez tratamento. Essas lesões dela são muito profundas e não regeneram. Ela tem buracos no cérebro, como todos os pacientes de esclerose têm. No caso dela, são profundos. Não existe uma cura para a esclerose. Até o momento foi constatado nos exames que a progressão da doença começou e atacou na parte cerebral. Ela tinha 176 metros cúbicos de cérebro, hoje ela tem 140 metros cúbicos", disse.

Agora é partir para o tratamento. "Se essa degeneração fosse maior do que está, nem essa medicação ela poderia tomar. São duas doses a cada 6 meses, fizemos o pedido ao plano de saúde, custa R$ 120 mil. Ela para a degeneração das lesões antigas e, com o transplante de células tronco, ela não terá novas lesões", espera.

Os próximos passos estão pré-traçados. "Decidimos fazer essa tentativa com essa medicação e estudar a cirurgia que seria já em novembro, dezembro. Essa parte da degeneração começa e a gente não sabe se é muito rápida ou devagar".

Claudia está ciente do que passa, afirma Adriana. "Desde que foi internada ela está consciente, não chegou a desmaiar. Ela teve um quase desmaio, a pressão dela foi a 7x3. Ela está excelente, brincando, rindo e sabe de tudo o que aconteceu com ela".

A empresária está esperançosa. "Tudo o que aconteceu nesses 19 anos e ela conseguiu chegar até aqui como está, já é um milagre. Só quero que as pessoas entendam que é uma doença ingrata".

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.