Topo

SP1 erra meteorologia e Glória Vanique dá "bronca": "O que aconteceu?"

Glória Vanique e Eliane Marques no SP1, da Globo - Reprodução/TV Globo
Glória Vanique e Eliane Marques no SP1, da Globo Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

23/10/2019 13h23Atualizada em 24/10/2019 07h56

O SP1 de hoje teve uma "DR" (discussão de relação) por conta da previsão do tempo. O jornal da hora do almoço da TV Globo de ontem indicou que a quarta-feira seria de tempo frio e fechado, o que não aconteceu na capital paulista, e a apresentadora Gloria Vanique deu uma "bronca" na meteorologia. Tudo em tom de brincadeira, é claro, explicando o que houve de um dia para o outro.

Eliana Marques era a encarregada de trazer o noticiário do tempo, e foi cobrada por Gloria: "Todo mundo quer saber, o que aconteceu com o tempo, que hoje era pra fazer frio. Mandei meu filho pra escola todo agasalhado". "A minha também", lamentou Eliane.

A apresentadora da meteorologia foi franca: "Erramos. De fato, a gente errou. Mas não deve ter muitas reclamações, já que a maioria das pessoas gosta do sol e do calor, né?".

Eliane explicou: "Na previsão de ontem, os modelos indicavam um vento mais intenso vindo do mar. Esse vento é mais úmido e mais frio, o que justificava o céu nublado e a temperatura baixa. E, como não tivemos nada disso, vamos entender o que provocou a mudança".

Resumindo, a previsão era de um vento sudeste, mais frio, e o que se viu foi um vento leste, com menos umidade e poucas nuvens. "Aí o sol aparece e a temperatura sabe. Foi isso que aconteceu". Uma alteração pequena no sistema de alta pressão, que traz os ventos do litoral, causou as mudanças.

Eliane ainda disse que a primavera é a estação do ano mais difícil para a previsão do tempo.

Vanique, que tem experiência na meteorologia, concluiu: "Eu tô brincando com a Eliane. Quando estou do lado de lá, sei bem como é quando erramos a previsão do tempo", riu a apresentadora, bem-humorada.