Topo

Ana Furtado sobre vaidade durante luta contra câncer: 'Queria estar bonita'

Ana Furtado em post sobre outubro rosa no Instagram - Reprodução/Instagram
Ana Furtado em post sobre outubro rosa no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

27/10/2019 12h12

Aos 46 anos, Ana Furtado falou sobre a luta contra o câncer de mama, descoberto em março do ano passado. Em entrevista para a revista Ela, do jornal O Globo, a apresentadora disse que sentia um cisto e se assustou com o resultado: carcinoma não invasivo.

Ana disse que inicialmente pensou em não contar para o público, mas mudou de ideia por influência de Ana Maria Braga. "Ela disse: 'Conta, sim. Você receberá uma onda de amor que fará toda diferença", explicou.

Vaidosa, ela relatou que fez um tratamento para não perder o cabelo no período da quimioterapia, mas mesmo assim perdeu 40% dos fios. "Depois de todo o processo, quando me vi transformada, cortei os fios (...) Sempre foi minha maior vaidade. Eu queria estar bonita. Meus cílios caíram muito, aí coloquei postiços. Não ia ficar desciliada, não!"

Ana comentou ainda a decisão de continuar trabalhando durante o tratamento. "Houve momentos difíceis, de dor no palco, mas não me arrependo", garante.

A apresentadora também falou sobre o apoio do marido Boninho, diretor da TV Globo, com quem está casada há 23 anos. "Quando eu perdia cabelo, ele imediatamente transformava o momento em algo positivo e me elogiava", contou. Os dois são pais de Isabella, de 12 anos, a quem Ana também é só elogios. "Foi muito guerreira ao meu lado."

Em período de menopausa, há um ano tomando tamoxifeno — droga que impede a secreção de estrogênio, espécie de combustível para o câncer de mama —, Ana garante não estar triste. "Se sinto calor, é porque estou viva. Então, vem calor! Escutava muito sobre libido, e todos os médicos sempre me falaram que isso está na cabeça — e é verdade", afirmou.

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.