Topo

Bruxa do BBB, Ana Paula diz que foi hostilizada: Acham que voo de vassoura

Ana Paula Costa, a bruxinha que participou do BBB em 2018 - Reprodução/Instagram
Ana Paula Costa, a bruxinha que participou do BBB em 2018 Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

31/10/2019 04h00

Participante do BBB 18, Ana Paula Costa tinha o sonho de ficar famosa e construir uma carreira como atriz, mas não foi exatamente o que aconteceu. Arrependida de ter topado entrar no reality da Globo, no ano passado, ela diz que chegou a ser hostilizada nas ruas e acredita que tenha sido atacada, também, em razão do preconceito. Ana Paula diz que é bruxa.

Neste Halloween, ela conta que muitas pessoas que a abordam ainda têm uma visão bastante distorcida sobre a ideologia que ela segue e seu estilo de vida.

"Acham que sou mágica e que voo de vassoura. As pessoas não têm a visão de que bruxa é uma coisa boa. A mestra das bruxas é como se fosse um padre. Em vez de acreditar em Deus, acreditamos em deuses mitológicos, gregos, egípcios, no poder dos quatro elementos da natureza e cultuamos a Lua", diz ela, relembrando o período de perseguição histórica que as bruxas sofreram pela Igreja Católica na Idade Média.

Ana Paula conta que vem de uma família bastante espiritualizada e que sua mãe é uma bruxa que já passou pelo ritual de iniciação, o que, segundo ela, é um passo importante. Ela diz que ainda é aprendiz de feiticeira e que estuda muito para poder evoluir. Embora se considere uma pessoa boa, que pratica a filantropia, Ana afirma que o BBB vendeu uma imagem sua que não condiz com a realidade.

"As pessoas achavam que eu era ruim, que eu fazia maldades. Me falaram que vivemos em um país católico e que se eu falasse que era bruxa nunca mais iria conseguir fazer nada. O Big Brother não me ajudou em nada. Descobri que não foi só comigo e que vários outros brothers tiveram suas vidas destruídas", diz.

Fui pintada como bruxa má e como se fizesse mandinga na televisão. Eles meio que colocaram como se fosse uma coisa ruim, e as pessoas acreditaram. Fui muito ridicularizada. Não posso dizer que a emissora foi a culpada e tenho um contrato perpétuo em que não posso falar mal da Rede Globo. Você basicamente assina [o contrato] e entrega a sua alma. Não posso dizer muita coisa.

Ela explica detalhes de suas atividades como aprendiz de feiticeira para tentar desmistificar o que não conseguiu no BBB. Sobre o Halloween, por exemplo, Ana afirma que é uma data de fato importante para os seguidores da bruxaria.

"É uma data especial, porque é um costume celta que as bruxas seguem. A gente cultua a Lua, que é um ser divino. Esta noite é interessante para tirar carta. Se você quer fazer algum ritual e pedir algo poderoso, é bom que seja neste dia. O oráculo está aberto. Geralmente no dia 31 de outubro acendo vela no meu altar, encho um cálice de água e adoro a minha deusa. É um dia muito mágico. Você pode fazer perguntas e rituais voltados para você", afirma.

Ana Paula diz que vê conexão com as feministas e ressalta que as bruxas também são mulheres que procuram se empoderar, mas ela cita outros fatores em comum. "Muitas feministas são naturalistas e defendem que a mulher não precisa tirar os pelos, por exemplo. Isso você pode atribuir a uma mulher bruxa. As bruxas também sempre acreditaram que não precisam de homens e que são autossuficientes. Eu me considero feminista, mas não sou radical."

Ana Paula Costa investe na carreira de cantora após a experiência ruim no BBB - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ana Paula Costa investe na carreira de cantora após a experiência ruim no BBB
Imagem: Reprodução/Instagram

Carreira como cantora

Após essa passagem difícil pelo BBB, Ana Paula diz que chegou a entrar em depressão e que quase dois anos após a experiência ela ainda tenta superar o trauma.

"Tentei seguir com a minha vida e passei meses tentando ficar bem. Fiz a campanha de uma loja de que eu gostava muito. Era meu sonho! Só que ligaram para a loja dizendo que se a imagem da loja estivesse associada à minha as pessoas deixariam de comprar. Foram milhares de pessoas. Fiquei morrendo de vergonha. Até hoje não consegui retomar a minha vida porque minha imagem não é boa", reflete.

No reality show, ela chamou a atenção tanto dos participantes quanto dos telespectadores por sua voz aguda. Hoje, conta que algumas portas estão se abrindo justamente pelo seu timbre.

"Eu canto e as pessoas nem sabem. Tenho muita vergonha da minha voz, sei que ela é diferente. Mas ela é única. É a minha marca. Estou investindo nisso há um mês, fazendo aula de canto e compondo", conta, animada.