Topo

Famosos


Morre Walter Mercado, astrólogo do bordão "ligue djá", aos 87

Walter Mercado - Reprodução/Instagram
Walter Mercado Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

03/11/2019 14h25

O astrólogo porto-riquenho Walter Mercado, que ficou conhecido no Brasil durante a década de 1990 pelo bordão "ligue djá", que repetia em campanha publicitária para a TV, morreu na noite de ontem aos 87 anos.

A informação foi confirmada pelo porta-voz da família, Omar Matos, ao portal Telemundo. O assessor declarou que a causa da morte foi falência renal. Mercado morreu no Hospital Auxilio Mutuo, em San Juan, na sua terra natal, Porto Rico.

Além do bordão, Mercado ficou famoso por seu visual extravagante. Sempre com roupas coloridas, penteado volumoso e maquiagem carregada, ele começou carreira como ator de televisão em Porto Rico.

O sucesso surgiu quando, durante um programa da Telemundo no qual participava, um convidado faltou. O produtor Elín Ortíz sugeriu que Mercado preenchesse 15 minutos da programação com previsões astrológicas teatrais, e o quadro agradou o público.

Últimos anos

Em 2010, o porto-riquenho anunciou que queria ser chamado por um novo nome: Shanti Ananda, expressão em sânscrito que significa "alegria da paz". Em 2012, começou a sofrer problemas de saúde — Mercado chegou a dizer que sofreu uma "experiência de quase-morte".

"Quando você passa por esse tipo de coisa, você muda. Você passa a valorizar coisas que não valorizava antes", disse. No mesmo ano, fundou uma organização caridosa, voltada para ajudar crianças em situação de pobreza por toda a América Latina.

Uma das últimas aparições de Mercado na TV brasileira foi em 2016, quando deu entrevista a Gugu Liberato. Na conversa, o astrólogo se definiu como "assexuado". "Não creio em sexo de cama. Creio em sexo através da compatibilidade mental e emocional, em todos os aspectos", disse.

Mesmo em Porto Rico, Mercado parou de fazer aparições televisivas. Ele continuou, no entanto, escrevendo horóscopos para jornais em Miami (EUA), onde morou por anos, e em outros países da América Latina.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Famosos