Topo

Lili e Diego deixam Mestre do Sabor; chef português segue invicto

Lili Almeida e Diego Gimenez são eliminados de Mestre do Sabor  - Reprodução/TV Globo Montagem/UOL
Lili Almeida e Diego Gimenez são eliminados de Mestre do Sabor Imagem: Reprodução/TV Globo Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

07/11/2019 23h56

Lili Almeida e Diego Gimenez foram eliminados do reality gastronômico Mestre do Sabor, da Globo, hoje à noite. Eles pertenciam às equipes de Kátia e de Leo Paixão, respectivamente.

"Eu não tenho nem o que falar. Uma baita experiência. Espero que [a minha carreira] não tenha acabado aqui. Até porque sou muito mais que isso. Com certeza", disse Diego, em meio a lágrimas, ao se despedir do programa.

Mestre do Sabor abriu o programa de hoje desafiando os chefs a prepararem três pratos, usando sempre o chocolate como ingrediente obrigatório. O melhor menu ganharia a imunidade.

"A qualidade dos menus estava lá em cima. Parabéns, chefs. Três menus balanceados, com técnica apurada e elegância na apresentação", elogiou Claude, apresentador do reality e responsável pela degustação dos pratos.

Mesmo equilibradíssima, o chef português José Avillez venceu a prova, alcançou a imunidade pela segunda vez consecutiva e segue invicto no reality show. A sua equipe preparou:

  • Tartare de cavaquinha e lagostim com emulsão de abacate e caldo de cacau fresco
  • Cherne com azeite de rúcula, bisque de lagostim, arroz cremoso de limão e a farofa de cacau
  • Bolo, merengue com nibs, mousse e tangerina

Os dois chefs perdedores puderam então salvar, cada um, dois integrantes de suas respectivas equipes: Kátia salvou Carol Albuquerque e Felipe Oliveira, enquanto Leo Paixão imunizou Dudu Poerner e Raíssa Ribeiro.

+ Receitas fáceis, rápidas e tudo sobre gastronomia: conheça a página de UOL Receitas

Na prova eliminatória, os três chefs experimentariam os pratos de cada um, às cegas. Os ingredientes obrigatórios seriam quiabo, abóbora e milho. Novamente, os cozinheiros tiveram mais 75 minutos.

Os veteranos decidiram eliminar Lili, que preparou um frango com quiabo, farofa e purê de abóbora com leite de coco, e Diego, que fez um peito de frango com salada de abóbora, quiabo gnocchi de milho e emulsão de pipoca.

"Respeito ao cozinheiro"

Em entrevista ao UOL, Claude Troisgros afirmou que uma das principais contribuições dos programas que surgiram nos últimos anos, na esteira do sucesso do MasterChef, no ar na Band desde 2014, é a valorização da profissão. Mas fez questão de salientar que o seu reality na Globo é diferente.

"O Mestre do Sabor é um programa em que valorizamos a nossa profissão por um lado positivo, em que acolhemos os pequenos produtores, mostramos as receitas tradicionais brasileiras. E fazemos o telespectador entender que o Brasil existe. Não é um programa comprado. É produzido no Brasil. E tem um diferencial pelo respeito ao cozinheiro e ao produto", comparou.

Final em dezembro

Segundo o colunista do UOL Flávio Ricco, as gravações do reality show já foram concluídas. A final será realizada ao vivo, no dia 26 de dezembro.

Ainda de acordo com Ricco, a Globo ainda não se pronuncia sobre nova temporada do programa.

***

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.