Topo

"É como andar de bicicleta", diz Ana Furtado sobre voltar a atuar em novela

Ana Furtado interpreta a presidiária Gerusa em A Dona do Pedaço - Ivan Oliveira/Reprodução/TV Globo
Ana Furtado interpreta a presidiária Gerusa em A Dona do Pedaço Imagem: Ivan Oliveira/Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

08/11/2019 11h16

A atriz Ana Furtado vai aparecer na reta final da novela A Dona do Pedaço, da Globo, como a personagem Gerusa. Faltando 12 capítulos para o fim da trama assinada por Walcyr Carrasco, ela vai ter a responsabilidade de "converter" Josiane, interpretada por Aghata Moreira. Ana Furtado falou sobre sua participação ao podcast Novela das 9, do Gshow.

Gerusa vai conhecer Josiane na cadeia. Depois de matar o marido, ela encontra conforto na religião e na fé. Para entrar na personagem, Ana Furtado escureceu os cabelos e colocou um aplique. E usa pouquíssima maquiagem.

"A Gerusa é uma mulher muito simples. E na cadeia, ela tem como maior vaidade a fé, o amor, a empatia com a próxima, com a presidiária que tá perto dela, que precisa de uma palavra de fé, de conforto, de amparo", diz a atriz ao podcast. "A Gerusa é essa mulher que fala muito alto com o coração. Muito generosa. Tem os fios longos, cabelo preso, ela não tem vaidade nenhuma com o visual dela. Ela tem a vaidade apenas em ser uma pessoa boa, uma pessoa do bem, tentar se transformar dentro da cadeia através da Bíblia, através da fé, e que essa palavra que tocou ela também possa tocar outras presidiárias. Se é que a gente pode dizer que isso é uma vaidade. Na verdade, é um desejo incondicional dela."

Sobre a relação de Geruza com Josiane, presa depois de cometer uma série de crimes, "a função principal dela é tentar mostrar um caminho de transformação pra Jô. A princípio, ela recebe muito bem a presença da Gerusa ao lado dela e topa participar dos cultos. Mas será que ela realmente vai ser tocada, vai se transformar numa pessoa melhor? Será que a Gerusa vai conseguir converter a Josiane?", a atriz deixa a pergunta no ar.

Ana Furtado conta que recebeu com surpresa o convite para fazer parte do elenco, que veio por meio de uma ligação telefônica do autor da novela.

"Era o Walcyr Carrasco dizendo que queria muito que eu fizesse a novela dele, que seria um prazer enorme me ter nesse elenco extraordinário e que tinha escrito uma personagem pra mim. E que era uma personagem muito importante e decisiva para uma outra personagem da novela. Quando ele me disse que seria a Gerusa, uma presidiária, algo que eu nunca fiz como atriz, e que ela teria esse papel de tentar converter a Josiane, eu aceitei na hora. É uma honra fazer parte dessa novela."

Afastada da teledramaturgia por conta de sua dedicação à apresentação de outras atrações da Globo, a atriz diz que ficou com um "friozinho na barriga" quando recebeu as cenas.

"Atuar é como andar de bicicleta, a gente nunca esquece. Mas cada personagem é diferente, e a nossa vivência faz com que a gente vá criando gavetinhas de sentimentos, de recordações, de imagens, de referências dentro da gente. A Gerusa me fez abrir umas gavetas muito interessantes e emocionais", afirma a atriz, satisfeita em poder participar dos momentos finais de A Dona do Pedaço.