Topo

Joias da rainha Elizabeth eram lustradas com gim para ganharem brilho extra

A Rainha Elizabeth 2ª e algumas de suas muitas joias, em foto de 2015 - Michael Ukas - Pool /Getty Images
A Rainha Elizabeth 2ª e algumas de suas muitas joias, em foto de 2015 Imagem: Michael Ukas - Pool /Getty Images

De Nossa, em São Paulo

21/09/2022 04h00

A rainha Elizabeth 2ª não usava coroa o tempo inteiro, mas dificilmente era vista em público sem joias de ouro, diamantes e outros materiais preciosos.

No livro "The Other Side of the Coin: The Queen, The Dresser and the Wardrobe", publicado em 2019, a assistente pessoal da monarca Angela Kelly revelou um "truque" para deixar as peças ainda mais brilhantes: lustrá-las com bebida alcoólica.

Kelly contou que misturava gim com água e usava a receita para limpar as joias que a rainha pretendia usar nos eventos do dia, o que daria mais destaque às peças feitas de diamante.

"Um pouco de gim e água são úteis para dar um brilho extra aos diamantes, só não conte ao joalheiro", brincou Kelly, em entrevista à revista People. "O joalheiro da rainha faz uma limpeza profunda nos itens quando necessário. Para mim, o truque com gim é apenas uma forma de dar uma polida rápida para que elas brilharem ainda mais."

As joias da rainha

As joias da rainha Elizabeth sempre despertaram muita curiosidade, uma vez que sua coleção era considerada uma das mais valiosas no mundo. É preciso distinguir, no entanto, a coleção "da rainha" da coleção "da coroa", pois a soberana tinha acesso ilimitado a ambas.

Nem todas as peças serão repassadas automaticamente para a rainha consorte, Camilla Parker-Bowles, ou parentes.

Pessoalmente, Elizabeth 2ª — por herança, presentes ou compra — tinha cerca de mais de 300 itens pessoais, e acesso a mais de 100 objetos e mais de 23 mil pedras preciosas das "Joias da Coroa".

Em geral, as joias particulares eram usadas em eventos públicos, como reuniões, jantares ou transmissões televisivas. Já as da coroa apareciam em eventos oficiais do Estado, como a abertura anual do Parlamento.

Tecnicamente, o soberano ou soberana não tem posse dessas joias, mas sim custódia enquanto estiverem no trono. A coleção inclui vestimentas, cetros e espadas, além de, claro, anéis, colares e tiaras. Em especial, a coleção britânica é considerada uma das mais completas da atualidade, com peças de valores simbólicos, históricos e culturais inestimáveis, com artigos datados de períodos como século 15.

Se não podemos ver os famosos broches de Elizabeth 2ª expostos para o público, a coleção da coroa, por outro lado, tem exposição permanente. Isso mesmo, é possível ver uma parte do acervo, que fica em aberto para visitação na Torre de Londres, desde os anos 1600.

Rainha - Getty Images - Getty Images
Rainha Elizabeth II e o príncipe Philip, após a cerimônia de coroação
Imagem: Getty Images

É lá que está, por exemplo, a coroa de Santo Eduardo, com safiras, topázios, ametistas e outras pedras preciosas, pesando quase 2,5 quilos, que foi usada por Elizabeth 2ª quando virou rainha, em 1953, e que agora será usada pelo príncipe Charles.

O curioso é que dentre tantos broches e peças favoritas da rainha, uma das joias que eram sua assinatura eram seus colares de pérolas. Raramente Elizabeth foi vista sem um no pescoço. Sempre tradicional, ela usava essa peça seguindo o exemplo de centenas de anos antes dela, afinal, todas rainhas da História foram registradas com pérolas no pescoço.

Dentre as peças conhecidas como favoritas, estavam a tiara "Girls of Great Britain and Ireland", de 1893, um presente repassado da coleção da avó para Elizabeth quando ela se casou. Outra peça famosa é o colar de diamantes conhecido como Nizam de Hyderabad, estimado em 70 milhões de libras esterlinas (cerca de R 430 milhões), emprestado ocasionalmente a Kate Middleton.

A tiara Girls of Great Britain and Ireland era uma das preferidas da rainha - PA Images via Getty Images - PA Images via Getty Images
A tiara Girls of Great Britain and Ireland era uma das preferidas da rainha
Imagem: PA Images via Getty Images

Não se sabe se a rainha deixou um testamento indicando para quem iria deixar suas joias pessoais ou quais, mas possivelmente as beneficiárias incluem sua filha, princesa Anne, suas netas, Zara Phillips, as princesas Beatrice e Eugene e Lady Louise, as bisnetas Charlotte, Lilibet, Sienna, Savannah, Mia, Isla e Lena, além das esposas de seus filhos e netos, Camilla, Sophie, Kate e Meghan.