Topo

Elenco da Praça se abala com morte de Rapadura: "Poderia ser pegadinha"

Pierre Bittencourt, Caique Aguiar, Zé Américo e Carlos Alberto de Nóbrega em "A Praça É Nossa" - Reprodução/Instagram
Pierre Bittencourt, Caique Aguiar, Zé Américo e Carlos Alberto de Nóbrega em "A Praça É Nossa" Imagem: Reprodução/Instagram

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

27/11/2019 18h53

Humoristas da Praça é Nossa se emocionaram na despedida a Charles Guttenberg, o Rapadura, que participou por anos do programa do SBT. O humorista morreu ontem aos 57 anos em decorrência de complicações de duas cirurgias. O velório foi realizado hoje em Jundiaí, interior de São Paulo.

Pierre Bittencourt conseguiu ir ao velório e depois retornou para gravar A Praça. "Quando chegamos o Zé Américo, com o coração gigante que ele tem, falou, 'vamos fazer essa visita para dar essa força ao filho, além da despedida ao Rapadura'", afirma ele ao UOL durante um intervalo da gravação do programa. "Ele [o filho, carinhosamente chamado de Pica-Pau] está muito abalado, mas ele conta com a nossa força", diz.

Charles Guttenberg, o Rapadura, no Domingo Legal - Divulgação/SBT - Divulgação/SBT
Charles Guttenberg, o Rapadura, no Domingo Legal
Imagem: Divulgação/SBT
Ex-ator da primeira versão de Chiquititas lembra que conheceu Rapadura aos 16 anos, logo após o fim da novela: "Eu fazia uma tarde de autógrafos ainda como Mosca e eles estavam no evento de uma loja de material de construção, ainda na época do Comando Maluco. É uma perda grande, mas estamos aqui para tocar o barco".

Caique Aguiar conta que é amigo do filho de Rapadura — e que, segundo ele, o recebeu em sua eliminação de A Fazenda, em 2018. O filho de Carlinhos Aguiar diz como foi difícil estar no último adeus ao humorista.

É uma perda muito forte. Rapadura é a cara da Praça. Quando entrei ele já estava havia muitos anos. O Pica-Pau me falou, 'Caíque, não é seu caso porque sei que você e seu pai são muito próximos, mas aproveita. Beija, fala que ama, porque eu não tenho mais o meu para fazer isso.

"A ficha não tinha caído. A minha sensação era de que vão falar 'gravando' e o Rapadura iria levantar, tocar aquela buzina e sair alegrando todo mundo como ele sempre fez. É muito difícil. Essa é a hora dos amigos consolarem os familiares", diz.

Paulo Pioli, o Caipira da Praça, disse que a impressão era de que o amigo estava dormindo.

"A família estava arrasada demais e fiquei pouco tempo. Tenho um carinho muito grande pelo Rapadura. É uma despedida muito ruim que vai ficar para sempre na memória. Era um parque de diversão a gravação da turma com o Comando. Mesmo depois que saiu da Praça ele vinha e passava o dia com a gente. Era motivo de muita risada", se recorda.

A Praça É Nossa fará homenagens a Rapadura e a Gugu Liberato, que morreu na sexta-feira passada. Carlos Alberto de Nóbrega encerrará o programa falando de Rapadura. Ainda serão reprisadas três participações de Gugu no programa, sendo uma com Golias, outra com a Velha Surda e mais uma com Scheila Carvalho.