Fã da Praça vira "figurante de luxo" e usa cachê para criar filho autista
Resumo da notícia
- Maria do Carmo da Silva Alves, a Carminha, frequenta a plateia de A Praça É Nossa, mas há seis anos também aparece na TV
- Descoberta por Maurício Manfrini, a dona de casa participa dos quadros de Zé Américo e recebe tratamento de artista no SBT
- Carminha ganha cachê e usa o dinheiro para o tratamento do filho, diagnosticado com grau leve de autismo
Toda quarta-feira, a dona de casa Maria do Carmo da Silva Alves, 66, deixa sua residência na Vila Mara, zona leste de São Paulo, e percorre 47 quilômetros de ônibus até o SBT, onde se transforma em Carminha, artista da TV. Há seis anos, ela saiu do auditório e passou a integrar o elenco de A Praça É Nossa.
"Carlos Alberto, agora vai entrar a capa do UOL!", disse o humorista Zé Américo, vestido de Dapena (paródia de José Luiz Datena), ao anunciar a entrada de Carminha em seu quadro, logo após a reportagem acompanhar o passo a passo da "figurante de luxo" até chegar ao SBT.
Na Praça, Carminha só tem uma fala, sempre exaltando sua falta de beleza. A do programa passado foi: "Dapena, quero encontrar minha alma gêmea". É a deixa para o humorista tirar sarro dela: "Alma gêmea você não vai encontrar, só alma penada!".
Há quem pense que ela se ofenda com a zoação, mas a dona de casa se diverte e se acha ainda mais bonita após aparecer na TV. Já colocou um piercing no dente e sonha com um implante. "Eu me sinto muito legal perto de um homem desses!", afirma Maria do Carmo, elogiando Zé Américo.
![Carminha contracena com Zé Américo e Carlos Alberto de Nóbrega em A Praça É Nossa - Lourival Ribeiro/SBT - Lourival Ribeiro/SBT](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/bc/2019/12/04/carminha-e-ze-americo-em-a-praca-e-nossa-1575465951751_v2_750x421.jpg)
Filho autista
A participação relâmpago rende a Carminha tratamento de artista dentro do SBT. Como integrante do elenco, ela pode usufruir de camarim, figurino e maquiagem da emissora. Também recebe por gravação 200 reais, cachê dos figurantes da Praça e uma de suas únicas fontes de renda. Com esse dinheiro, ela compra remédios para o filho autista, Miguel.
"Ele é especial. Recebo um salário dele, do INSS, porque tem autismo. Ele já nasceu assim, mas pensava que ele não tinha problema nenhum. Soube aos 12 anos. Cheguei a ficar muito deprimida, chorava direito, mas a psicóloga falou: 'Tenha calma, é assim mesmo'. Batia nele sem saber, hoje não faço isso", conta ela.
![Carminha é maquiada no SBT - Paulo Pacheco/UOL - Paulo Pacheco/UOL](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/fc/2019/12/04/carminha-e-maquiada-por-veronica-guedes-para-atuar-em-a-praca-e-nossa-1575465999429_v2_450x450.jpg)
"José me deixou passando fome com meus filhos e ficava na casa das outras. Era mulherengo, era ruinzinho. Morreu e não deixou nada para mim, nem para os filhos, nem para as outras. Falei na cara dele uma vez: 'Tenho fé em Deus que um dia vou para São Paulo morar lá e vou arrumar uma pessoa que me dê ao menos uma comida'". recorda.
Em São Paulo, Carminha trabalhou como empregada doméstica em casas de família e morava com o tio. Nos fundos do imóvel, conheceu Miguel, com quem está casada há 38 anos e teve quatro filhos. O primogênito, diagnosticado com grau menor de autismo, é o único da família não tão fã da mãe artista.
"Ele não gosta, fica no sofá comigo e fala: 'Daqui a pouco tem a Praça, eu tô fora', e vai para o quarto dele. Acho que é ciúme", conta Carminha.
De Paulinho Gogó a Zé Américo
![Carminha em caravana do SBT - Paulo Pacheco/UOL - Paulo Pacheco/UOL](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/49/2019/12/04/carminha-usa-onibus-de-caravana-para-ir-ao-sbt-1575466003320_v2_450x450.jpg)
"Algumas aqui até dependem desse cachê, porque está desempregada e precisa de fralda ou comida. Já vi gente descer do ônibus para comprar alimento, mas eu falo: 'Vocês têm que dar risada'", revela Sineide.
Carminha foi "descoberta" em 2013 por Maurício Manfrini, o Paulinho Gogó, que viu a senhora ruiva e engraçada na plateia e a convidou para incrementar seu quadro. Toda semana, ela entrava fantasiada e era alvo das piadas sexuais do humorista.
"Comecei a gravar com o Paulinho Gogó. Fui [para o auditório] para sentar, bater palmas e dar risada. De repente, a produção me chamou. Há mulheres que ficaram até com ciúme, mas eu não ligo", confidencia Maria do Carmo.
![Carminha ensaia com elenco da Praça - Paulo Pacheco/UOL - Paulo Pacheco/UOL](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/41/2019/12/04/carminha-ensaia-texto-com-ze-americo-e-pierre-bittencourt-em-a-praca-e-nossa-1575465992599_v2_450x450.jpg)
"Um dia, a Carminha falou para mim que tem um filho especial, que precisa dela, então faço questão que ela esteja em todos os quadros porque acho que vai ajudar, e é um charme ela estar sempre no programa, desde o Falta Horas. Ela só engrandece o nosso quadro com o jeito dela. A nossa maior alegria é ter uma piada legal da Carminha", elogia o humorista.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.