Pastor atrai famosos e revela como impactou Neymar: "Propósito de Deus"
Passeios em família, vídeos de pregações e mensagens de fé. A fórmula parece simples, mas com ela o pastor catarinense Deive Leonardo, de 29 anos, viu suas redes sociais explodirem de seguidores. Com um "rebanho" em plena expansão, que acaba de atingir 5 milhões de adeptos somente no Instagram, Deive alcançou, também, personalidades conhecidas como Neymar, Whindersson Nunes, Luan Santana, Gabriel Medina, entre outros.
Mas o que tem de especial o jovem pastor da Igreja Assembleia de Deus, em Joinville (SC), que abriu mão da carreira de advogado para dar palestras motivacionais pelo mundo sustentando-se em suas experiências e em reflexões sobre espiritualidade?
Ao UOL, o pastor influencer diz que os números impressionam, mas ele prefere não se colocar como uma celebridade nos tempos em que curtidas e um elevado engajamento podem valer muito dinheiro.
"Quando começamos o projeto de comunicar pela internet nunca imaginamos que teríamos números tão expressivos. Há dois anos tínhamos 30 mil seguidores no Instagram e 5.000 no YouTube. É uma graça de Deus alcançar tantas pessoas. Afinal de contas, todas essas pessoas que nos seguem é por conta da palavra de Deus. Por isso não me enxergo como uma celebridade. Seria até incoerência da minha parte me enxergar assim sendo que tudo o que faço é falar de Jesus. Se tiver uma celebridade sempre será o Senhor", explica.
Em um curto período, as páginas de Deive cresceram e ele passou a chamar atenção, também, de famosos de diferentes áreas, da música a jogadores de futebol. Muitos, se não seguem o pastor pop, ao menos já compartilharam as suas mensagens que abordam temas como perseverança, amor e fé.
"Essa foi uma das surpresas que tivemos, de alcançar pessoas muito relevantes no que fazem. A grande maioria de artistas, cantores e jogadores de futebol não conheço pessoalmente, falamos mais pelas redes sociais. Alguns vão a eventos. Nosso desejo é alcançar cada vez mais pessoas e essas pessoas têm poder de influência, então faz com que o nosso propósito seja mais efetivo. Também ajudamos esses artistas, que são pessoas normais, que também têm seus problemas. E que precisam de ajuda, oração", afirma.
Pelo trabalho pastoral, Deive costuma encontrar com frequência em eventos o músico Rodolfo Abrantes, ex-vocalista do Raimundos que largou a banda após se converter à religião evangélica. Ele também já teve contato com outros famosos, a exemplo de Neymar Jr e até a mãe de Justin Bieber. Deive conta como foram esses encontros inusitados.
"Um dia acordei e tinham várias mensagens de amigos no meu celular dizendo que o Neymar havia compartilhado um vídeo meu. Agradeci a ele no direct e conversamos. Depois nos encontramos em um jogo da Copa América e demos um abraço. Uma das últimas mensagens que o Neymar compartilhou foi sobre o poder da oração de uma mãe. Falava sobre família. Com a mãe do Bieber eu estava ministrando em Brasília e ela estava lá. Fomos apresentados, conversamos e ela orou por mim nesse dia. Ela foi muito querida, falamos sobre o que Deus tem feito em nossas vidas", diz.
Como a internet é muito democrática, percebemos que houve um direcionamento de Deus para alcançar pessoas que nunca imaginaríamos, como artistas e figuras públicas. Creio em um propósito de Deus nisso
Outro episódio que o surpreendeu foi com Luan Santana. O pastor se recorda que havia mencionado músicas do sertanejo e do DJ Alok em uma de suas ministrações, mas imaginava que sua mensagem alcançaria o cantor de Quando a Bad Bater.
"Eu falava sobre sacudir a poeira, de viver o novo de Deus sem carregar marcas do passado. Um dia depois o Luan Santana postou no feed dele do Instagram. Eu não sabia que ele me acompanhava. Foi um presente", se orgulha.
"Viva para o que Deus te chamou"
O pastor Deive Leonardo ainda tem planos de levar as suas pregações para além das redes sociais. Um dos objetivos, ele adianta, é chegar a grandes plataformas de streaming como Netflix.
"Não existe nenhuma negociação, mas tenho o desejo de alcançar outras plataformas e uma delas é a Netflix — de produzir conteúdo original. Temos conversado com a nossa equipe, mas não tem nada concreto sobre isso", diz.
Até pouco tempo atrás, o pastor não poderia imaginar onde chegaria. Deive conta que foi o primeiro da família a entrar na faculdade e que para seguir seu sonho contrariou, no início, a própria mãe — que posteriormente não só compreendeu como apoiou o filho em sua vocação.
"Toda a expectativa da família estava sobre a minha carreira. Foi um desafio. Nós, eu minha esposa, entendemos que demandaria uma entrega total. Minha mãe não conseguia compreender essa necessidade. Uma vez ela foi a um dos eventos em que eu ministrava e ao final me abraçou, dizendo 'filho, você nasceu para isso. A partir de hoje viva exclusivamente para o que Deus te chamou'. Foi como uma bênção dos meus pais. Hoje eu entendo que abri mão do nada para abraçar o tudo que Deus tinha para mim", afirma.
A pedido da reportagem, o pastor separou algumas de suas pílulas de sabedoria para os leitores do UOL. Assista:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.