Topo

Meghan Markle recebe apoio de ator em críticas à imprensa britânica

Meghan Markle Australian Geographic Awards - Getty Images
Meghan Markle Australian Geographic Awards Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

10/12/2019 20h39

Meghan Markle, a Duquesa de Sussex, processou recentemente o jornal britânico Daily Mail, acusando-o de comandar uma campanha de difamação contra ela. Segundo a esposa do Príncipe Harry, a publicação tem divulgado histórias "falsas e absurdas" contra ela durante três anos.

As críticas de Meghan tem se estendido à imprensa britânica em geral, conhecida pelos tabloides sensacionalistas. Ela vem se manifestando contra a forma que sua vida e de toda a família real tem sido tratada pelos veículos de comunicação —e suas reclamações têm dividido a opinião pública.

Uma voz que se levantou para defender Meghan foi a de Daniel Radcliffe, intérprete de Harry Potter na franquia de filmes da Warner Bros.

"Eu me sinto, você sabe, péssimo por Meghan Markle estar sendo tratada com a força total da mídia britânica", disse o ator em entrevista ao programa britânico People Now.

Segundo ele, toda a confusão envolvendo o nome de Meghan na mídia mostra o quanto o relacionamento entre ela e o Príncipe é sólido. "É por isso que eu sempre achei que o relacionamento deles era doce. Por que estava tipo, 'ela deve amor o Harry, se ela quis se envolver nessa vida louca'. Deve ser insano", ponderou.

Radcliffe ainda deixou claro que tem "um grande respeito e empatia pelos membros da família real"; no entanto, afirmou não ter grande interesse por eles.

O processo de Meghan contra o Daily Mail tem corrido na justiça britânica, com acusações de parte à parte. Os advogados da Duquesa afirmam que o jornal explorou negativamente a história dela com o pai, Thomas Markle, e extraiu trechos de uma carta particular para pintá-la de forma negativa. Além disso, eles acusam o jornal de publicar histórias completamente falsas sobre a reforma da Casa Frogmore, onde vivem Meghan e Harry.

Para corroborar as acusações, foi produzido um documento de 15 páginas onde os advogados procuram comprovar que as histórias do jornal são mentirosas, produzidas de forma a sugerir que a Duquesa "fizera uma série de reformas absurdamente luxuosas".

O jornal publicou a história e ainda listou uma série de ítens que os advogados de Markle afirmam ser inexistentes —como um estúdio particular de ioga e um laranjal, pagos com o dinheiro dos impostos britânicos.