Topo

Fernando Rocha comenta saída da Globo: "Fiquei sem chão"

Fernando Rocha no programa "Pânico" - Reprodução
Fernando Rocha no programa "Pânico" Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

17/12/2019 14h43

Quase um ano após ser demitido da Rede Globo, o jornalista e apresentador Fernando Rocha voltou a falar de sua saída da emissora. Convidado do Programa Pânico, da Rádio Jovem Pan, de hoje, ele lembrou os 30 anos de carreira atuando no canal e disse que sentiu-se perdido após a demissão.

"Nesses 30 anos de Globo, adquiri uma personalidade muito ligada à emissora. Eu fui o 'Fernando da Globo'. Era meu nome, minha identidade. Quando você perde isso, você fica um pouco sem chão, um pouco sem rumo", desabafou.

Apesar do sentimento, Fernando Rocha disse entender o momento pelo qual a Globo passa. E sabe que os motivos que levaram à sua saída não foram pessoais ou por algum erro profissional. "Saí pelo processo de reestruturação que atingiu várias pessoas. Continua atingindo. Isso me dá tranquilidade para dizer que não é uma questão particularizada, não vou individualizar meu drama. É uma situação muito maior, muito mais abrangente do que possa parecer. Porque a lista é imensa de pessoas que saíram, depois e antes de mim. Minha história é uma dentro de várias outras. Mas existe um motivo maior, uma questão estratégica que nem me cabe responder, analisar, ponderar, porque é um movimento dentro da própria empresa", explicou.

Ao analisar o atual momento profissional, o jornalista disse estar satisfeito com os projetos dos quais está participando, como palestrante, colunista e escritor: "Tenho mais recursos com meu próprio nome do que um nome que depende do local onde eu trabalho. [?] Encontrei meu propósito depois que eu saí da televisão. Depois que me foi colocada essa nova formação social para mim. E eu estou muito feliz", contou.

Volta à TV e meme

Durante a entrevista, Fernando comentou as possibilidades de retornar para a TV aberta. Segundo ele, o atual cenário das programações dos canais impedem uma volta imediata. Mas que a ideia não está totalmente descartada. "O 'Bem Estar' era um programa muito específico, de saúde na TV aberta, qualidade de vida. Para TV aberta, eu precisaria de um projeto que seja moldado para isso. Nós temos, hoje, quatro, cinco TVs e o mercado não é tão dinâmico. Do ponto de vista de surgirem novos programas ou dos que já existem. Então estou tranquilo com relação a isso. Mas é claro que eu aceitaria com muito carinho. Sou desse meio, esse é meu habitat e eu pretendo voltar para lá".

O jornalista também relembrou momentos do programa "Bem Estar", que apresentava na Globo. Entre eles, um que viralizou na internet e virou meme, quando iniciou a atração contando uma piada sobre a separação entre a clara e o ovo. Na ocasião, o médico convidado do programa, Roberto Kallil Filho, reprovou a história e não escondeu o constrangimento.

Segundo Fernando, a relação com Kalil sempre foi boa, mas aquele dia o ambiente não era propício para humor. "Eu poderia falar o que eu quisesse na abertura do programa. Não falava só piadinha, falava também coisas conceituais. Aí contei essa história do ovo. E o doutor Kalil tem várias qualidades, mas o bom humor não está no primeiro lugar entre elas. E ele estava um pouco pior porque não havia dormido nada durante a noite. [?] Ele havia perdido um paciente, que tinha morrido, e não estava bem", revelou.