Topo

Gabriel supera Dudu e vence primeira temporada de "Mestre do Sabor"

Gabriel Coelho, participante de "Mestre do Sabor" - Raquel Cunha/TV Globo
Gabriel Coelho, participante de "Mestre do Sabor"
Imagem: Raquel Cunha/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

26/12/2019 23h41

Gabriel Coelho venceu a primeira temporada de "Mestre do Sabor", reality show gastronômico da Globo, exibido na noite de hoje. Gabriel superou o seu concorrente, Dudu, e, com isso, ganhou o prêmio de R$ 250 mil, além de um carro 0 km. (Assista ao vídeo abaixo)

Nascido em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, Gabriel Coelho, de 31 anos, fazia parte do time do chef português José Avillez.

Na primeira prova do dia, os finalistas precisaram Gabriel Coelho, Djalma Victor, Lui Veronese e Dudu Poerner precisaram cozinhar seus pratos com carnes exóticas.

Djalma preparou

  • Javali com arroz queimado de quiabo, purê de berinjela, semente de abóbora e banana tostada

Gabriel escolheu

  • Xinxim de faisão, picles de maxixe, vinagrete de maxixe com palmito pupunha e folhas de ora-pro-nóbis

Dudu preparou

  • Marreco de panela, arroz feito com caldo do próprio marreco, mini cenouras glaceadas e purê de cenoura defumada

Lui Veronese fez

  • Jacaré selado, demi-glace de tucupi preto, purê de abóbora e leite aromatizado com gengibre e menta

Em seguida, os chefs veteranos —Kátia Barbosa, José Avillez e Leo Paixão— degustaram (às cegas) os pratos preparados pelo quarteto. Dudu e Gabriel, que passou sufoco e quase não conseguiu concluir a prova, venceram a etapa inicial.

Na prova decisiva, que definiria o ganhador do programa, os dois chefs foram desafiados a preparar prato de entrada, prato principal e uma sobremesa.

Gabriel preparou

  • Banana grelhada com alho-poró, lagostim e taioba
  • Joelho de porco com jiló, tartare de banana e couve
  • Arroz doce com coco

Dudu fez

  • Polvo, purê de banana com tinta de lula, farofa de pinoli e vinagrete
  • Tartar de cavaquinha com banana frita, vieiras e creme de coco com limão
  • Ceviche de abacaxi com água de coco

Novamente às cegas, o trio de jurados apontou Gabriel como vencedor.

A final de "Mestre do Sabor" foi transmitida, simultaneamente, pela TV Globo, na TV aberta, e pelo canal GNT, na TV por assinatura.

"Estou realizado"

Apresentador do reality show gastronômico, o franco-brasileiro Claude Troisgros se disse satisfeito com o resultado da primeira temporada do programa.

"Estou realizado. O programa mostrou realmente a valorização dos chefs, dos profissionais, dos pequenos produtores, das regiões do Brasil, da nossa culinária. Tudo que a gente acredita", avaliou Troisgros, em entrevista ao site oficial do programa.

"Estreamos na TV aberta depois de 15 anos. Foi incrível. Teve momentos emocionantes, engraçados, competitivos. Choramos para caramba. E o mais legal é o carinho que a gente recebe das pessoas quando anda nas ruas. Elas nos valorizam pelo que a gente faz. Não somos artistas, somos cozinheiros. Isso nos emociona", completou ele, sem revelar se a atração terá uma nova temporada.