Topo

Como Hilda Rebello virou atriz depois dos 60 graças ao filho Jorge Fernando

Hilda Rebello e Jorge Fernando - Montagem/UOL
Hilda Rebello e Jorge Fernando Imagem: Montagem/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

29/12/2019 13h10

"Vai correndo fazer novela com seu amado filho". A frase publicada pelo perfil de Jorge Fernando no Instagram sobre a morte de Hilda Rebello, na manhã de hoje, simboliza a maior prova de amor do filho pela mãe. O diretor de novelas da Globo, que morreu há dois meses, realizou o maior sonho de sua matriarca: ser atriz.

Com a ajuda de Jorge Fernando, Hilda Rebello provou que não há idade para realizar sonhos. Aos 64, ela estreou em novelas fazendo uma participação em Que Rei Sou Eu? (1989). O diretor, na época com 33 anos, retribuiu o incentivo que a mãe lhe deu para entrar na carreira artística.

"O Jorginho sempre gostou de teatro. Quando ele tinha quatro anos, eu estava dando banho nele e falei: 'Você vai ser médico, engenheiro...'. Na mesma hora ele respondeu: 'Não. Eu vou ser artista'", recordou Hilda ao jornal O Dia, em 1989.

Jorge Fernando herdou o talento para as artes da mãe, que não teve o mesmo apoio quando era mais jovem. Apaixonada por teatro, tentou entrar para a carreira artística aos 13 anos, mas o pai, um português conservador, a proibiu. Décadas depois, o filho de Hilda Rebello reescreveu a história de sua matriarca.

Apesar do olhar maldoso de quem a rebaixava por ser "mãe do diretor", Hilda Rebello mostrou que não virou atriz por acaso e correu atrás de especialização. Entrou para um curso de interpretação para senhoras do Tablado pelas mãos da atriz Louise Cardoso, que também levou a mãe, Maria Cardoso.

"A cabeça dela mudou muito. Até então, só se preocupava com médico. Eu sentia que ela tinha perdido um objetivo maior na vida desde a morte do meu pai. Tinha a religião, que segurava, mas faltava uma coisa paralela para voltar a ser a mulher que sempre me deu tanta força durante toda a minha vida. E o curso da Maria Clara Machado lhe deu isso. Ela nasceu de novo para o mundo", elogiou Jorge Fernando quando escalou a mãe para sua primeira novela.

Além de Que Rei Sou Eu?, Jorge e Hilda trabalharam juntos em outras 15 novelas. A atriz também participou de folhetins sem a direção do filho e conquistou papéis em séries e minisséries.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Na frase "Apesar do olhar maldoso de quem a rebaixava por ser 'filha do diretor'", o correto é "mãe do diretor". O texto foi corrigido.