Topo

Carlos Alberto de Nóbrega descobre infecção na próstata e bacteriemia

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

13/01/2020 14h32

Internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Carlos Alberto da Nóbrega atualizou seu quadro de saúde pelas redes sociais. Ao contrário do que falou no último domingo, o motivo da internação do humorista de 83 anos não foi a ingestão de um iogurte fora da validade.

O humorista, na verdade, possui um quadro de prostatite, que é uma infecção da próstata relacionada com infecções do trato urinário. A doença pode levar a obstruções e dor perineal. O diagnóstico é feito com cultura de amostras de urina.

"Gente, primeiro quero agradecer o carinho que vocês me receberam, com as respostas que mandaram pela minha saúde. Aconteceu uma coisa errada, uma grande coincidência. Eu falei daquele iogurte vencido, realmente eu tomei e estava vencido, mas não teve nada a ver, foi uma incrível coincidência", começou dizendo o apresentador em vídeo publicado nos Stories do Instagram.

"O que eu tenho, depois de vários exames feitos aqui, eu tenho uma prostatite bacteriemia. Ou seja, minha próstata que está causando tudo isso, não tem nada a ver com o que eu comi ou deixei de comer. Podia até ser melhor se fosse aquilo, mas não, é um problema na próstata", completou.

Ao UOL, Carlos Alberto avisou que precisará ficar mais tempo no hospital: "Por coincidência eu bebi um iogurte vencido que nada tem a ver com a infecção. Estou com prostatite e bacteriemia. Vai ser mais longo o tratamento. Ainda bem que estou de férias".

O líder de A Praça É Nossa, humorístico do SBT, está sendo atendido pelo infectologista David Uip e pelo cardiologista Roberto Kalil, e não tem previsão de alta.

Prostatite é uma inflamação ou infecção da próstata, que pode aparecer subitamente ou permanecer dormente por meses ou até mesmo anos sem causar sintomas. Pode ter relação com uma infecção bacteriana, causada por bactérias encontradas no trato urinário ou no intestino grosso.

Bacteriemia é quando uma bactéria cai na circulação sanguínea. Ela pode causar, entre outros sintomas, calafrios e febre.