Topo

Maria Casadevall volta ao Insta com homenagem a líder de movimento sem-teto

Maria Casadevall homenageia a líder do MSTC Carmem Silva - Reprodução/ Instagram
Maria Casadevall homenageia a líder do MSTC Carmem Silva Imagem: Reprodução/ Instagram

Colaboração para o UOL

24/01/2020 22h18

Maria Casadevall está de volta ao Instagram, depois de ter apagado todas as fotos da rede social no último dia 2. Em dois posts publicados hoje à noite, ela postou fotos com o corpo todo pintado com o nome de Carmem Silva, fundadora e líder do MSTC (Movimento Sem-Teto do Centro).

A atriz conta que conheceu Carmem pessoalmente há pouco tempo, mas que entrou em contato com sua história em 2016, por meio do documentário "Era o Hotel Cambridge", de Eliane Caffé, que conta a história de uma ocupação no centro de São Paulo.

"Preta [Ferreira, cantora] escreveu e inscreveu Marielle [Franco, ex-vereadora do Rio de Janeiro assassinada] na própria pele. E eu, inspirada pela ideia dela de evocar, tornar presente através do meu corpo de mulher, a história e as ideias de outra mulher, escolhi escrever e inscrever neste meu corpo o nome de Dona Carmem Silva Ferreira", explicou.

Em novembro do ano passado, Maria apareceu de cabelo raspado em uma foto publicada no Instagram de uma amiga. No post, Thaay, a amiga, elogia a postura combativa da atriz. "Ela é política da cabeça aos pés", escreveu como legenda da imagem.

Maria Casadevall estrela atualmente "Coisa Mais Linda", do serviço de streaming Netflix. A série, que tem como pano de fundo a ascensão da bossa nova, estreou sua primeira temporada em março de 2019 e ganhará uma segunda temporada.

CARMEM SILVA mulher negra nordestina periférica ? (parte 1) você provavelmente sabe quem é CARMEM SILVA. e se não sabe, deveria saber. Dona Carmem é fundadora e líder de um dos mais importantes movimentos de ocupação da cidade de São Paulo, o MSTC (Movimento Sem-Teto do Centro) que luta ativamente há vinte anos por justiça social e moradia digna neste país tão racista quanto desigual. conheci Dona Carmem pessoalmente há pouco tempo (e que sorte seria se todxs pudessem passar por essa experiência afetiva algum dia na vida) mas foi em 2016 que entrei em contato com parte de sua história através do documentário ERA O HOTEL CAMBRIDGE da diretora Eliane Caffé, depois aos poucos passei a frequentar a OCUPAÇÃO 9 DE JULHO (a ocupação mais emblemática e antiga do movimento que oferece além de acolhimento e moradia para quem não tem, muitos outros direitos básicos que deveriam ser prestados pelo Estado a todxs como saúde, educação e cultura) e pude conhecer mais de perto o movimento. se você não assistiu ao documentário ERA O HOTEL CAMBRIDGE, assista. e se você quer testemunhar a inteligência dessa mulher contando sobre suas lutas e trajetória numa aula-síntese sobre cidadania e política, assista ao vídeo feito pelo coletivo MIDIA NINJA com a própria Dona Carmem disponibilizado no youtube. (vou deixar o link na bio) sobre o projeto FEITO TATUAGEM: quem me chamou para participar deste projeto fotográfico-provocação (idealizado pelos artistas Louise Helène e Sergio Santoian) foi PRETA FERREIRA (e se você não sabe quem é Preta Ferreira é porque tá cochilando e perdendo muitos bondes da História). Preta é também liderança do MSTC, além de compositora, escritora, cantora, produtora, podcaster, artista fodona e mulherão da porra toda. (continua no próximo post) ? @preferreira @carmensilvamstc @cozinhaocupacao9dejulho #quemnaolutatamorto #feitotatuagem @s_santoian arte no corpo: @louisehelene_

Uma publicação compartilhada por Maria Casadevall (@mariacasadevall) em