Topo

Ex-BBB Marcos Harter é proibido de praticar medicina por seis meses

Marcos Harter durante sua participação do "BBB17"  - Reprodução/Gshow
Marcos Harter durante sua participação do "BBB17" Imagem: Reprodução/Gshow

Colaboração para o UOL, de São Paulo

31/01/2020 17h33

O ex-BBB e ex-A Fazenda Marcos Harter, que também é cirurgião plástico, foi proibido de praticar medicina pelo período de seis meses. A decisão partiu da presidente do CRM-MT, Hildenete Monteiro Fortes, e foi divulgada ontem no site oficial da organização.

De acordo com a decisão, Harter "não pode exercer atendimento e nem atos operatórios em pacientes, tendo em vista prova inequívoca de procedimento danoso realizado pelo médico, com fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação".

A medida é cautelar e deve durar até o fim do procedimento administrativo aberto contra Harter, que o investiga por publicidade ilegal do uso da medicina. A ação foi iniciada no começo do mês por conta de publicações feitas no Instagram em que ele anuncia os preços de suas cirurgias para colocação de próteses de silicone.

Na época da abertura do inquérito, o CRM-MT disse que há outros processos contra Harter sobre possíveis desvios éticos que ele cometeu. Há a suspeita, inclusive, de que ele fazia suas refeições dentro das salas de cirurgia onde atuava.

"É vedado ao médico a prática de concorrência desleal, o exercício mercantilista da medicina; permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos em qualquer veículo de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade, e a divulgação de assuntos médicos de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico", disse o CRM-MT na época.

Até o momento, Marcos Harter não se pronunciou sobre a decisão do CRM-MT.