Topo

Núcleo de ginastas de Salve-se Quem Puder passa por treinamento de atleta

A equipe de ginástica artística: Bia (Valentina Bulc), Dionice (Barbara Sut), Tarantino (Daniel Rangel), Isaac (Conrado Caputo), o técnico, Tammy ( Livia Inhudes) Carol (Andressa Robles ) e Erick (Claudio Olegário) - Divulgação/Globo
A equipe de ginástica artística: Bia (Valentina Bulc), Dionice (Barbara Sut), Tarantino (Daniel Rangel), Isaac (Conrado Caputo), o técnico, Tammy ( Livia Inhudes) Carol (Andressa Robles ) e Erick (Claudio Olegário) Imagem: Divulgação/Globo

Rafael Godinho

Do UOL, no Rio

08/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Salve-se Quem Puder tem um núcleo de ginastas na novela
  • Os atores da atual trama das 19h da Globo estão tendo treino de atletas para encarar seus papéis
  • Bruno Chateaubriand, presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro, aprovou o desempenho do elenco

"Salve-se Quem Puder" tem retratado uma modalidade esportiva pouco mostrada na ficção: a ginástica artística. O UOL conversou com os atores do núcleo esportivo da novela das 19h da Globo sobre a intensa preparação deles. Os artistas estão levando, praticamente, uma rotina de atleta, com intensas horas de treinos no Flamengo, um dos clubes mais conceituados dentro da modalidade no Brasil.

Beatriz (Valentina Bulc), Tarantino (Daniel Rangel) e Tammy (Livia Inhues) - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Beatriz (Valentina Bulc), Tarantino (Daniel Rangel) e Tammy (Livia Inhues)
Imagem: Reprodução/ Instagram

"O negócio não está fácil. Tive que mudar toda minha vida. Mas está sendo muito bom, porque nunca tive uma rotina de treinos regulares assim. Pratico atividades físicas diariamente, estou fazendo dieta e fui assistir ao treino da seleção", conta Daniel Rangel, que interpreta Tarantino.

Claudio Olegário, o Erick, quando ficou sabendo do papel, foi correndo contratar uma nutricionista e um personal trainer para auxiliá-lo. "Tive que achar uma disciplina em mim que ainda não havia exercido em toda minha vida. Foquei muito na dieta e nos treinos. Tive que abdicar um pouco da vida social para resistir às tentações", confessa.

Claudio Olegário treinando no Flamengo - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Claudio Olegário treinando no Flamengo
Imagem: Arquivo Pessoal

Apesar de gostar de esportes, Livia Inhudes, a Tammy, nunca praticou exercícios regularmente. Agora, a atriz treina seis vezes por semana, sendo duas dela com o seu preparador físico, Rodrigo Lourenço.

Livia Inhudes e seu personal trainer, Rodrigo Lourenço - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Livia Inhudes e seu personal trainer, Rodrigo Lourenço
Imagem: Arquivo pessoal

"Não praticava nenhum esporte semanalmente, mas sempre fui apaixonada por futebol e vôlei. Era bem competitiva nas aulas de educação física e uma das melhores jogadoras da sala", gaba-se Livia, lembrando dos tempos de escola.

Além das leituras e orientações com a preparadora de elenco, Rossella Terranova, nos Estúdios Globo, os atores se internavam no ginásio do Flamengo, no Rio de Janeiro.

O presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro, Bruno Chateaubriand (esse mesmo que você está pensando), aprovou a iniciativa da trama de Daniel Ortiz de colocar a modalidade no folhetim. "Eu acho ótimo para popularizar ainda mais o esporte. Tenho certeza de que muitas crianças vão passar a querer fazer ginástica vendo a novela", celebra.

Ao ser questionado se os atores se saíram bem na equipe de ginástica artística de "Salve-se Quem Puder", Bruno pondera.

Daniel Rangel, o Tarantino de Salve-se Quem Puder - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Daniel Rangel, o Tarantino de Salve-se Quem Puder
Imagem: Reprodução/ Instagram

"A Globo escolheu um ótimo clube para gravar e treinar os atores, que é o Flamengo, filiado oficial da federação, com atletas de alto rendimento. Bem amparados eles estão. Ainda é cedo para avaliar o elenco, mas eles têm se esforçado bem. O personagem do Daniel faz argola, que é superdifícil. Uma criança que entra na ginástica demora em média dois anos para conseguir fazer. Ele teve bem menos tempo de preparo", avalia o presidente, que quer convidar o intérprete de Tarantino para entregar troféus e medalhas na próxima competição de ginástica estadual.

"Demorei para conseguir fazer, mas já estou conseguindo. Tem que ter muita força nos ombros e algumas técnicas. Meu dublê, que é ginasta profissional, já até elogiou o meu esquadro (exercício que o atleta tem que ficar com a perna estendida na argola). Tive que ganhar músculos, eliminar gordura e ganhar massa magra para ter um melhor desempenho. Gostei do resultado no meu corpo também. Estou feliz", conclui Daniel.