Topo

Juju Salimeni lança programa de TV com competição entre mulheres

Juju Salimeni - Patrícia Devoraes/Brazil News
Juju Salimeni Imagem: Patrícia Devoraes/Brazil News

Carol Martins

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/02/2020 07h27

Musa fitness, Juju Salimeni lançou seu programa, Juju Boot Camp, uma co-produção da NBCUniversal com a Lighthouse e Nightshift Filmes, com estreia dia 2 de março, as 22h, no canal E! Entertainment Brasil.

Inspirado em circuitos militares americanos, e praticados por Juju, mulheres fitness irão disputar o cargo da próxima musa fitness do Brasil. "No começo imaginávamos que seria muita força física, condicionamento, que são necessários, mas a questão da cabeça, estratégia, calma, equilíbrio foi essencial para vencerem os desafios", disse ela na noite de ontem, na Casa Giardini, em São Paulo.

"Anos atrás minha ideia era de transformar mulheres, e o ponto principal era fisicamente. Depois com algumas alterações acabou que vidas seriam transformadas, por dentro, mulheres se sentindo mais fortes e confiantes", contou.

Juju pretende com o programa fortalecer a indústria fitness do Brasil, inovar na televisão brasileira e provar que o sexo feminino está a todo vapor para conquistar seu espaço. "O fitness aqui é um dos maiores do mundo, pessoas gostam de algum tipo de treinamento e fazem alguma coisa, tanto cultuar o corpo como a saúde. Infelizmente não é muito explorado na TV. Mas será inovador. É um momento perfeito em que as mulheres estão em alta, na questão da luta e empoderamento. Mulheres mostrando as suas forças física, mental e espiritual. Dar mais espaço para as mulheres é fundamental", disse.

A estreia especial terá 2 episódios, um após o outro, revelando as 12 classificadas das 24 finalistas, que passaram por uma pré-seleção com 100 mulheres, entre mais de 2 mil inscritas no site do canal. "Ajudei na seleção e foi uma surpresa conhecer todas pessoalmente e ver perfis completamente diferentes, mulheres que treinam musculação, ou que fazem natação, qualquer outro exercício, ou outras que quase não treinam e mesmo assim não desistiram de tentar entrar", disse.

"Me envolvi completamente emocionalmente porque você lida com vidas, sonhos, cada uma com a sua história. Eu me vi muito nos meus dias antigos, logo que eu entrei na televisão, tinha muitos medos, desafios para cumprir mesmo sem querer, precisava fazer. Queria que todas vencessem, mas é uma competição e é preciso saber separar."

Gravado no ano passado, Juju contou que as gravações duraram dois meses, período em que ficaram confinadas em um local não revelado. "A pressão psicológica era muito grande por não saber o desafio a enfrentar. Estar longe das famílias, do conforto. Teve quem deixou os filhos novos e choravam bastante por conta disso. Teve uma participante que pediu para sair. Mas foi o psicológico e não o problema da dor, do cansaço físico", falou.

Nos bastidores Juju contou que administrar muitas mulheres juntas não foi tarefa fácil mas a competitividade passou longe da trapaça. "Estamos numa fase de mulheres parceiras, e antes não era assim e estamos melhorando nisso", contou.

"Sei que aconteceram vários conflitos entre elas mas prevaleceu a união. Acabou que uma tinha o apoio da outra em um ambiente tão difícil, complicado. Acho que é esse momento em que estamos vivendo, da união entre as mulheres. Ficou super claro aí que existiu muita parceria entre elas."

Juju torce para uma segunda temporada e ainda orientou quem queira construir uma carreira consolidada no mundo fitness. "Ser verdadeira e natural. Não adianta entrar nesse meio para querer só dinheiro e fama. Tem que gostar. Estou nesse meio há 16 anos, faço dieta. Se fosse uma coisa que fosse só por obrigação, para ganhar dinheiro, não conseguiria manter por tanto tempo. Não é natural e você não consegue mostrar a verdade. Postar o seu dia a dia, o que faz, os treinos, tem que ser real e não pode ser uma vida falsa fora da internet."

A cada episódio de 45 minutos, uma eliminação, e ao final dos 13, apenas 3 finalistas disputarão o prêmio principal. Além do título Musa Fitness, a campeã terá direito a um gerenciamento de carreira e terá uma vida fitness contendo suplementação, academia entre outros benefícios. "É muito mais valioso do que um prêmio em dinheiro. Vai ganhar muito tendo tudo isso", disse. "Ficou super claro que não é só corpo, beleza. É um conjunto. Uma musa fitness é um símbolo de forças e é o que trouxemos para o programa", completou.

Juju não estará sozinha na condução das competidoras e contará com as assistências de Keila Costa, atleta olímpica de salto triplo e em distância, e Naty Graciano, precursora de crossfit no Brasil. Especialistas no assunto de alta performance também serão um apoio a atração, como a apresentadora e modelo, Renata Kuerten, a personal trainer Solange Frazão, e o ex-lutador brasileiro da categoria peso-pesado de MMA, Minotauro.

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer.

Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.