Topo

Renata Lo Prete e Míriam Leitão criticam ataque de Bolsonaro a repórter

Do UOL, em São Paulo

19/02/2020 06h58

As jornalistas Renata Lo Prete e Míriam Leitão se manifestaram sobre o insulto do presidente Jair Bolsonaro contra a repórter da Folha de S. Paulo Patrícia Campos Mello por meio de uma insinuação sexual.

Durante a apresentação do jornal da Globo, Lo Prete disse que, assim como os demais colegas, tinha o sentimento de profunda indignação com a postura de Bolsonaro, ressaltando que é preciso respeitar a dignidade das pessoas.

"Antes de continuar, como jornalista e mulher não posso dizer que meu sentimento é das minhas colegas e meus colegas: profunda indignação", disse após a exibição da reportagem sobre o tema.

"Isso não tem nada a ver com política, tem a ver com a dignidade das pessoas, que todos nós temos que respeitar a começar pelo presidente que pelas suas palavras parece se eximir dessa obrigação tão básica", completou.

Já Míriam Leitão se manifestou durante o Bom Dia Brasil de hoje. "Um presidente da República não pode levantar uma insinuação dessa gravidade, não pode acusar uma pessoa sem prova. Não pode usar o espaço e o poder que tem para agredir pessoas, grupos sociais, instituições, como ele tem feito", disse a jornalista.

Míriam afirmou que Bolsonaro tem direito responder à reportagem publicada, mas não pode ofender a repórter usando insinuação sexual. "Isso é machismo, é indigno, é difamação. E difamação é crime", acrescentou.

"Quando Bolsonaro ataca dessa forma vil uma jornalista, uma mulher, com esses argumentos machistas, está desonrando a presidência da República", afirmou.

Na manhã de ontem, Bolsonaro afirmou que a jornalista "queria um furo", em referência a uma reportagem na qual Campos Mello entrevistou um ex-funcionário de uma agência de disparos em massa por Whatsapp.

"Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim", disse o presidente, que deu risadas da declaração ao lado de simpatizantes no Palácio da Alvorada.

Ouça o podcast UOL Vê TV, a mesa redonda do UOL sobre televisão com os colunistas Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer. Os podcasts do UOL estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.