Topo

OPINIÃO

Ricco: "TV aberta não faz programação infantil porque não tem competência"

Do UOL, em São Paulo

22/02/2020 04h00

Nos últimos dias o ministro da Justiça Sérgio Moro abriu consulta pública para flexibilizar a publicidade infantil na televisão, usando a proibição da publicidade como justificativa para a falta de programação voltada para crianças. O assunto foi abordado pelo podcast UOL Vê TV #17.

"A rediscussão dessa proibição, eu considero que beneficia um pouco mais o SBT porque é o único que manteve programação infantil, mas beneficia todas", afirma Mauricio Stycer (no vídeo a partir de 22:34).

Para Flávio Ricco, a justificativa de que a proibição da publicidade infantil como motivo para o fim de programação para este público na TV não se sustenta.

"Os canais infantis da TV paga são os de maior audiência, então a televisão aberta não faz porque ela não tem competência de fazer programação infantil. Se não, ela ia dar resultado igual a outra dá lá porque a lei que vale lá, vale aqui. A proibição que existe lá é a mesma daqui", afirma Ricco (no vídeo em 22:09).

O blogueiro do UOL afirma que a justificativa da publicidade é conveniente para as emissoras que não estão interessadas em desenvolver um conteúdo infantil e isso pode custar telespectadores no futuro.

"Como é que os canais infantis sobrevivem? Graças à criatividade e eles estão lá, todos bombando em audiência, faturamento, produzindo mais. Televisão aberta não faz primeiro porque falta vontade de fazer, e segundo criatividade", conclui (a partir de 23:04).

O podcast UOL Vê TV não será gravado na próxima semana devido ao Carnaval e terá seu próximo episódio disponível no dia 3 de março.

O UOL Vê TV é uma mesa-redonda com os assuntos mais quentes da televisão na semana. É apresentada por Chico Barney, Flávio Ricco e Mauricio Stycer, colunistas do UOL, e por Débora Miranda, editora de TV e Famosos. Vai ao ar semanalmente e discute as produções televisivas, com análises e informações de bastidores.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV no Spotify, no Apple Podcasts ou em outros aplicativos de podcasts. No Youtube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo. Podcasts são programas que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, no smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão todos disponíveis em uol.com.br/podcasts.